DOI: 10.5281/zenodo.7699983

 

Eduardo Sebastião de Macedo

Mestrando do Curso de Licenciando em Geografia pela Unioeste-FB, EduardoS.Macedo@hotmail.com

 

Uilian Caponi Cristino

Mestrando do Curso de Licenciando em Geografia pela Unioeste-FB,

uiliancaponi181@gmail.com

 

Resumo: A pesquisa realizada neste trabalho pode ser classificada como uma abordagem direta e bibliográfica, feita durante os estágios realizados no período letivo de 2021 pelos autores. A mesma, sendo em base nas experiências empíricas profissionais e cidadãs dos acadêmicos do último período de licenciatura em geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, dado após um ano de paralisação das atividades acadêmicas durante a disseminação do COVID-19 na tentativa de retorno em um sistema remoto, neste trabalho realizar-se por meio de observação direta, porque se trata da experiência dos autores em seus estágios. A Covid-19, teve sua disseminação do vírus, ele acaba que permeando tanto o espaço luminoso quanto o espaço opaco, porém o impacto que ele vai acabar provocando é diferente nos dois. Ao momento em que provavelmente ele vem a ser trazido e encontrado primeiramente no espaço luminoso, mas seus impactos advêm por migrar para o espaço opaco, que apesar de serem espaços diferentes, eles conseguem dialeticamente se comunicarem e funcionar juntos. No âmbito educacional, várias discussões estão sendo, e serão abordadas sobre o ensino remoto, do ensino infantil ao ensino superior, neste trabalho, busca-se dissecar e apontar as relações, dificuldades e necessidades encontradas no período letivo de 2020-2021 pelos acadêmicos.

Palavras-chave: Ensino. Geografia. Pandemia. Formação. Cidadania.