DOI: 10.5281/zenodo.7700012

 

Tamyres de Fátima dos Santos

Licenciada em Ciências Biológicas - UFLA

 Tamybio27@gmail.com

 

Yara Rosa Romanelli Campos Gonçalves da Silva

Professora da Rede Pública Estadual de Ensino Paulista,

Mestranda em Educação pelo PPGE – UFSCar

yararom12@hotmail.com

 

Resumo: Diretamente da China, o vírus SARS-CoV-2 assolou a humanidade e fez milhares de vítimas pelo mundo de 2019 até os dias de hoje. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou distanciamento social e fechamento do que não era essencial, assim as escolas e instituições como as APAE’s – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, foram fechadas sem previsão de retorno. Um ano e meio depois as instituições voltam suas atividades presenciais e o que pôde ser concluído observando os alunos da APAE de uma cidade de Minas Gerais, o grande déficit de aprendizagem e regressão de conhecimentos já adquiridos dos alunos com deficiência intelectual ou múltiplas. Esses alunos têm uma necessidade maior do cotidiano escolar, pois seu convívio social se restringe muitas vezes apenas à família e à escola.  Sem esse apoio esse aluno apresentou grandes perdas sensório-motoras, de fala, coordenação, e de aprendizagem em geral, além de mostrarem comportamento agressivo. Pensando em mostrar essa defasagem educacional causada pela pandemia e também apresentar possíveis soluções para repará-la este trabalho foi escrito com o objetivo desse trabalho é buscar entender quais foram as dificuldades e obstáculos encontrados no ensino remoto na educação de jovens com deficiência intelectual e múltiplas na APAE de uma cidade do estado de MG e como essas dificuldades resultaram em uma defasagem no ensino dos estudantes, de modo a pensar em propostas que podem ser adotadas para reverter essa questão, por meio do método qualitativo. Assim, espera-se que esse artigo venha a contribuir com estudos e as discussões futuros sobre o tema.

Palavras-chave: APAE. Educação Especial. Inclusão. Pandemia.