Betine Diehl
Setti
Professora de Matemática (UPF), Ma. Modelagem
Matemática (Unijuí), diehl@upf.br
Taís
Montelli dos Santos
Professora de Matemática (SEDUC/RS), Mestranda
em Ensino de Ciências e Matemática (UPF), tais.montelli@gmail.com
Eduarda
Cericato Ferrareze
Professora de Matemática (SEDUC-RS/Integrado
UPF) Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (UPF), eduardacferrareze@gmail.com
Ana Paula
Dalmas
Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática
(UPF), 184440@upf.br
Luciano
Rodrigues
Professor de Matemática (SEDUC-RS), Me.
Modelagem Computacional (FURG),drigues.luciano@gmail.com
Taciana Doro
Professora de Matemática (SE-PF/SEDUC-RS), Esp.
Educação Matemática (UPF), tacidoro@gmail.com
Resumo: Diante do contexto da pandemia de COVID-19 e a
suspensão das aulas presenciais, foi necessário uma adaptação para as aulas
on-line. Assim, o projeto de extensão de formação continuada de professores de
matemática da educação básica, da Universidade de Passo Fundo, PFCPMat - UPF,
apresenta neste relato as adaptações implementadas no processo de formação
neste período. Buscando atender às novas demandas dos professores das escolas
de educação básica, tendo em vista que as aulas foram reorganizadas em
síncronas, realizadas pelo Google Meet, e assíncronas utilizando o Google Sala
de Aula, foi verificada a necessidade de materiais de apoios para que os alunos
pudessem compreender e realizar as propostas de atividades e tarefas
encaminhadas. Com esta demanda trazida pelos professores das escolas, o grupo
extensionista, que já vinha desenvolvendo nos anos anteriores sequências
didáticas de matemática para aplicação em sala de aula pelos professores das
escolas, considerou oportuno produzir vídeos com conteúdo de matemática, se
apoiando nessas sequências didáticas, para disponibilizar aos estudantes
durante o período de pandemia As potencialidades de utilizar vídeos no trabalho
pedagógico foram se revelando ao longo do percurso no desenvolvimento do
projeto de extensão, pois foi produzindo aprendizagens nos diferentes âmbitos
de atuação do projeto. Aprendizagens decorrentes da produção de vídeo para as
acadêmicas extensionistas, aprendizagens de formação continuada para os
professores, e aprendizagens pelos alunos das escolas.
Palavras-chave: Vídeo na sala de aula. Projeto de extensão. Educação matemática. Formação de professores.