DOI: 10.5281/zenodo.7699986

 

Betine Diehl Setti

Professora de Matemática (UPF), Ma. Modelagem Matemática (Unijuí), diehl@upf.br

 

Taís Montelli dos Santos

Professora de Matemática (SEDUC/RS), Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (UPF), tais.montelli@gmail.com

 

Eduarda Cericato Ferrareze

Professora de Matemática (SEDUC-RS/Integrado UPF) Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (UPF), eduardacferrareze@gmail.com

 

Ana Paula Dalmas

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática (UPF), 184440@upf.br

 

Luciano Rodrigues

Professor de Matemática (SEDUC-RS), Me. Modelagem Computacional (FURG),drigues.luciano@gmail.com

 

Taciana Doro

Professora de Matemática (SE-PF/SEDUC-RS), Esp. Educação Matemática (UPF), tacidoro@gmail.com

 

Resumo: Diante do contexto da pandemia de COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais, foi necessário uma adaptação para as aulas on-line. Assim, o projeto de extensão de formação continuada de professores de matemática da educação básica, da Universidade de Passo Fundo, PFCPMat - UPF, apresenta neste relato as adaptações implementadas no processo de formação neste período. Buscando atender às novas demandas dos professores das escolas de educação básica, tendo em vista que as aulas foram reorganizadas em síncronas, realizadas pelo Google Meet, e assíncronas utilizando o Google Sala de Aula, foi verificada a necessidade de materiais de apoios para que os alunos pudessem compreender e realizar as propostas de atividades e tarefas encaminhadas. Com esta demanda trazida pelos professores das escolas, o grupo extensionista, que já vinha desenvolvendo nos anos anteriores sequências didáticas de matemática para aplicação em sala de aula pelos professores das escolas, considerou oportuno produzir vídeos com conteúdo de matemática, se apoiando nessas sequências didáticas, para disponibilizar aos estudantes durante o período de pandemia As potencialidades de utilizar vídeos no trabalho pedagógico foram se revelando ao longo do percurso no desenvolvimento do projeto de extensão, pois foi produzindo aprendizagens nos diferentes âmbitos de atuação do projeto. Aprendizagens decorrentes da produção de vídeo para as acadêmicas extensionistas, aprendizagens de formação continuada para os professores, e aprendizagens pelos alunos das escolas.

Palavras-chave: Vídeo na sala de aula. Projeto de extensão. Educação matemática. Formação de professores.