Leandra Louyze de Souza Pereira
IFRJ Campus
Pinheiral. *Autor correspondente: leandra.louyze@gmail.com
Cristiana do Couto Miranda
IFRJ Campus
Pinheiral.
Dina Mara Martins
IFRJ Campus
Pinheiral.
Geovane Irlanda dos Reis
IFRJ Campus
Pinheiral.
Sabrina Araújo de Almeida
IFRJ Campus
Pinheiral.
Resumo: A relação mais estreita existente entre ser humano e a
natureza vem se perdendo ao longo dos anos. Esse contexto relaciona-se com o
modelo dominante de sociedade, onde predomina a visão utilitarista da natureza,
que resultam em diversos problemas socioambientais. Esse contexto ressalta a
necessidade de pesquisas e ações que contribuam com a transformação no modo de
pensar e agir social. Nesse sentido, objetivou-se estimular a educação
ambiental crítica e inclusão social por meio de atividades em Trilhas
Interpretativas e do Museu de Ciências Naturais do Laboratório Espaço Ecológico
Educativo (EEcoE) do IFRJ– Pinheiral, aplicada ao desenvolvimento de pessoas
com necessidades especiais da APAE do município de Pinheiral. A
metodologia foi dividida em etapas: 1) Formação dos mediadores; 2) Formação dos
Educadores da APAE e 3) Desenvolvimento de atividades com estudantes da APAE.
Como resultados observou-se que as formações realizadas para os moderadores do
EEcoE e educadores da APAE contribuíram significativamente na contextualização
da temática e no desenvolvimento das atividades com os estudantes da APAE.
Observou-se que as dinâmicas e discussões acerca dos temas socioambientais
desenvolvidos, motivaram os estudantes, contribuindo para a integração deles
com a realidade abordada e reconhecimento de vários aspectos vividos em sua
realidade.
Palavras-chave: Divulgação científica. Educação ambiental. Inclusão socioeducativa. Trilhas Interpretativas.