DOI: 10.5281/zenodo.7700044

 

Leandra Louyze de Souza Pereira

IFRJ Campus Pinheiral. *Autor correspondente: leandra.louyze@gmail.com

 

Cristiana do Couto Miranda

IFRJ Campus Pinheiral.

 

Dina Mara Martins

IFRJ Campus Pinheiral.

 

Geovane Irlanda dos Reis

IFRJ Campus Pinheiral.

 

Sabrina Araújo de Almeida

IFRJ Campus Pinheiral.

 

Resumo: A relação mais estreita existente entre ser humano e a natureza vem se perdendo ao longo dos anos. Esse contexto relaciona-se com o modelo dominante de sociedade, onde predomina a visão utilitarista da natureza, que resultam em diversos problemas socioambientais. Esse contexto ressalta a necessidade de pesquisas e ações que contribuam com a transformação no modo de pensar e agir social. Nesse sentido, objetivou-se estimular a educação ambiental crítica e inclusão social por meio de atividades em Trilhas Interpretativas e do Museu de Ciências Naturais do Laboratório Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) do IFRJ– Pinheiral, aplicada ao desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais da APAE do município de Pinheiral. A metodologia foi dividida em etapas: 1) Formação dos mediadores; 2) Formação dos Educadores da APAE e 3) Desenvolvimento de atividades com estudantes da APAE. Como resultados observou-se que as formações realizadas para os moderadores do EEcoE e educadores da APAE contribuíram significativamente na contextualização da temática e no desenvolvimento das atividades com os estudantes da APAE. Observou-se que as dinâmicas e discussões acerca dos temas socioambientais desenvolvidos, motivaram os estudantes, contribuindo para a integração deles com a realidade abordada e reconhecimento de vários aspectos vividos em sua realidade.

Palavras-chave: Divulgação científica. Educação ambiental. Inclusão socioeducativa. Trilhas Interpretativas.