Edilaine
Jesus da Rocha
Mestra em
Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA, Especialista em Educação, Educação a
Distância e Docência para Educação Profissional pelo SENAC e em Banco de Dados
pelo instituto AVM-Faculdades Integradas. Possui graduação em Pedagogia com
habilitação em Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de
Sistemas e certificação em Green IT. Tem experiência como analista pedagógica,
administradora de ambientes virtuais de aprendizagem, docência de cursos
técnico presenciais e a distância na área da Educação e Tecnologia. É fundadora
da SH Soluções Educacionais que
exerce as
atividades de perícia na área da educação, design educacional e produção de
conteúdo acadêmicos. Atua como pedagoga em uma escola de tecnologia, em que é
responsável pelo atendimento aos docentes e discentes e formação de professores
no que se refere aos conhecimentos educacionais. Segue a sua pesquisa
relacionada ao ensino da área de TI, formação de professores, metodologias
ativas e inovação.
Resumo: Este
estudo apresenta um relato de experiência realizada mediante a aplicação de um
Sequência Didática (SD), desenvolvida pelo Design Instrucional (DI), para
alunos do curso técnico em informática. A aplicação do experimento aconteceu de
forma remota em função da Pandemia do COVID-19. Optou-se por uma abordagem
adaptativa, pois dessa forma cada aluno será responsável pelo seu caminho, o
que poderá originar multicaminhos de aprendizagem. Dessa forma o aluno se torna
protagonista do seu processo de aprendizagem.
A SD foi desenvolvida com base no Google Formulário, que permitiu a
organização dos conteúdos em uma SD adaptativa, ou seja, os conteúdos são
apresentados conforme a interação do aluno com o material. Foi elaborada em
três etapas, cada uma relacionada a um tema relacionado os conhecimentos em
Banco de Dados: teoria dos conjuntos, álgebra relacional e linguagem Structured
Query Language (SQL). Por meio das respostas obtidas em uma atividade que
questionou sobre a relação entre imagens relacionadas a cada uma das etapas da
SD, ficou evidente as que relações construídas pelos alunos entre os conteúdos
matemáticos representados pelos conjuntos e pelos conteúdos de Banco de Dados.
Acredita-se que é possível, mediante a SD, possibilitar a revisão, ampliação e
aplicação dos conceitos relacionados à Teoria dos Conjuntos relacionada ao
Banco de Dados Relacionais.
Palavras-chave: Sequência Didática Adaptativa. Teoria dos Conjuntos. Técnico em Informática. Banco de Dados Relacionais.