DOI: 10.5281/zenodo.7803805

 

Bruno Henrique Castro de Sousa

Estudante do Curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – IFES; E-mail: bhenrique.sousa@gmail.com,

 

Dra. Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto Oliveira

Docente/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – PROFLETRAS – IFES; E-mail: maria.poleto@ifes.edu.br

 

RESUMO

A pesquisa objetiva discutir e identificar as potencialidades do Instagram no ensino de gramática no fundamental II. O Instagram é uma rede social de compartilhamento, constituindo, na contemporaneidade uma das principais ferramentas de comunicação e relacionamento virtual quanto à visibilidade, alcance e compartilhamento do gênero post. O objetivo maior é analisar as diferentes formas de manifestação da norma padrão da língua portuguesa. Assim haverá diálogo e interação entre os usuários, em especial alunos seguidores do perfil @brunosousacoms e seu interesse pela gramática normativa, apresentada fora do livro didático. Haverá a ampliação de competências que incluam as literacias do dialogismo, envolvendo divulgação e interação através de linguagem verbal e em outras semioses não verbais, como forma de potencializar o interesse de estudantes pela norma culta. Desse processo, será produzido um aplicativo de Língua Portuguesa gratuito, com postagens organizadas. As reflexões serão baseadas em Bakhtin (2005), sobre o enunciado não ser apenas para o seu objeto, mas também para os discursos do outro sobre ele; Fiorin (2020), para tratar do dialogismo e a relação existente entre um discurso e o outro; Possenti (1996), suas discussões a respeito do ensino da língua padrão na escola; Marchuschi (2008), sobre suporte textual.

Palavras-chave: ensino da gramática; dialogismo; instagram