DOI: 10.5281/zenodo.7803803

 

Leidiane Lima de Souza

Graduanda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Ensino campus Ariquemes-Rondônia. Email: jlpleidibiologia@gmail.com.

 

Orientadora: Ady Correa da Costa Oliveira

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Mestre em Ciências Ambientais (com ênfase em Gestão e Educação Ambiental) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Experiências em estudos na área de Genética humana, inventário de fauna - mamíferos, histologia, biologia celular, botânica e morfologia vegetal de espécies florestais - germinação, substrato, temperatura e biometria, com ênfase em Ecologia. Professora efetiva do IFRO - Campus Ariquemes. Email: ady.oliveira@ifro.edubr. http://lattes.cnpq.br/0969404204363666.

 

Coorientadora: Maria Antonia Ramos Costa

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes- 2009. Pós-graduada em Gestão Integrada pela Fasa- 2009. Mestrado em Educação - Universidade Aberta do Brasil - UAB- Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Ensino - IFRO Campus Avançado- São Miguel do Guaporé-Rondônia. Pós-graduanda em Docência na Educação Básica pelo Instituto Federal de Ensino - IFRO Campus - Zona Norte Porto Velho. Pós-graduanda em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Pós-graduanda em ABA-Análise Aplicada ao Comportamento do Autismo-Facimig-2023. Atuou como docente do Instituto Federal de Ensino - IFRO - Campus Ariquemes- Rondônia, no Curso de Ciências Biológicas, com ênfase nas disciplinas pedagógicas. Cursando segunda licenciatura em História pela Unicesumar- Ariquemes- Rondônia. Email: maria.antonia@ifro.edu.br.http://lattes.cnpq.br/2148215873821260.  https://orcid.org/0000-0002-7474- 835.

 

RESUMO

O uso de metodologias alternativas é uma estratégia que visa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Tendo em vista a necessidade de os alunos autista buscar alternativas didáticas que possibilite a inclusão desses alunos nas aulas de Ciências torna-se de suma importância. Sabendo dessa necessidade de criar estratégias que possibilite a inclusão dos alunos autistas no decorrer das aulas de Ciências, o presente trabalho visa considerar a aplicação de metodologias alternativas do ensino de Ciências para alunos autistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de publicações acerca da aplicação de metodologias alternativas para o ensino de Ciências para alunos autistas do ensino fundamental no Brasil. Foram realizadas pesquisas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES e do Google acadêmico. Por meio da pesquisa encontraram-se muitos trabalhos que descrevem a necessidade de o uso de metodologias alternativas para ensinar os conteúdos de Ciências para os alunos autistas, descrito a importância do método da Sala de Aula Invertida – SAI, onde ficou explícito que a utilização do método nas aulas de Ciências contribui para o aprendizado dos alunos autistas, possibilitando-os a participar ativamente das aulas.

Palavras-chaves: Ensino. Aprendizagem. Sala de Aula Invertida.