DOI: 10.5281/zenodo.7905126

 

Karem Keyth de Oliveira Marinho

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Professora da Universidade do Estado do Amazonas. kmarinho@uea.edu.br.

 

Érick André Lima Machado

Aluno de mestrado, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Formação em Licenciatura em Matemática, pela Universidade do Estado do Amazonas. machadoeal@gmail.com.

 

Edson Pinheiro Wanzeler

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade Federal do Amazonas. wanzelerjr@gmail.com.

 

Elielson Ribeiro de Sales

Doutor em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Professor da Universidade Federal do Pará. esales@ufpa.br.


 

RESUMO

A atividade experimental no processo de ensino e aprendizagem de Matemática é mais uma das opções metodológicas adotadas por docentes e pesquisadores que visam alternativas para dinamizar e contribuir no/para o aprendizado dos estudantes. Considerando tal relevância para a área de Educação Matemática, propõe-se no presente trabalho identificar as bases teóricas e metodológicas que norteiam as atividades experimentais que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Assim realizou-se um Estudo da Arte com teses e dissertações brasileiras no período de 2008 a 2018. Apesar de poucos trabalhos encontrados, após análise dos mesmos, identificou-se o Design Experiment como possível tendência quanto aos referenciais teórico-metodológicos e os softwares matemáticos como principais aliados nas atividades experimentais. Espera-se que o trabalho contribua para a área da Educação Matemática considerando a relevância da temática para o aprendizado dos estudantes, como também subsidie outras pesquisas científicas que optem pelo uso de atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Atividades experimentais; Ensino de Matemática; Aprendizagem Matemática.