DOI: 10.5281/zenodo.7905151

 

Gilmar Steigleder Paschoal

professor da Rede público do RS, Mestre em matemática pelo PROFMAT pela UFSM e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, gilmar.paschoal@ufn.edu.br.

 

Ronaldo da Costa Cunha

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFRR, Graduação em Física

Especialização e Ensino de Física e Matemática

Mestre em Em Econômica

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, ronaldo.cunha@ufn.edu.br.

 

Janilse Fernandes Nunes

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dra. em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, janilse@ufn.edu.br.

 

RESUMO

O Trabalho propõe o ensino de frações em uma aula experimental desenvolvida no doutorado, na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria - RS - utilizando como estratégia a Resolução de Problemas, através do uso das tecnologias. O objetivo foi sugerir maneiras pelas quais os professores de matemática possam introduzir a problemática da equivalência de frações, facilitando as operações de soma e subtração com denominadores diferentes, além da análise das estratégias de ensino através do uso de tecnologias, estimulando a capacidade de compreensão e justificando a aplicação da aprendizagem no processo de ensino na resolução de problemas. Sendo importante o papel do professor como mediador/orientador no processo de ensino, para a apresentação e discussão das estratégias utilizadas pelos estudantes. A metodologia utilizada foi a de Abordagem Baseada na Resolução de Problemas. Partiu-se dos pré-requisitos que os estudantes tinham conhecimento básicos para adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes. O estudo contém a descrição da aplicação experimental da proposta realizada no 6ª ano da Educação Básica da rede pública estadual da cidade de Cachoeira do Sul - RS nos 1º e 2º semestre de 2021, onde apresentamos algumas considerações do trabalho desenvolvido na pandemia de Covid-19 de forma híbrida, sendo imprescindível o uso das tecnologias na realização da proposta.

Palavras-chave: Fração Equivalente. Tecnologias. Ensino Híbrido; Aprendizagem; Resolução de Problemas.