DOI: 10.5281/zenodo.8024119

 

Alessandro de Souza Reis

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Rondônia Campus Ariquemes (2022).  Especialista em gestão ambiental - FASUL (2023). Pós-graduando em docência no ensino superior - FASUL. Pós-graduando em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. Especialidade em andamento em Ensino de Ciências - UFABC  Graduando em Licenciatura em Pedagogia campus Porto Velho Zona Norte. Técnico subsequente em administração - IFRO.   Email; alessandro.reis2308@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/8802121705087670.

 

Léia Guedes Luciano

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Rondônia Campus Ariquemes (2022).  Especialista em gestão ambiental - FASUL (2023). Pós-graduando em docência no ensino superior - FASUL. Pós-graduando em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. Email: lucianoguesdes111@gmail.com

 

RESUMO

O processo de ensino-aprendizado de ciências e biologia nas escolas ainda é considerado muito teórico nas escolas, trabalhado de forma superficial, com aulas  expositivas,  usos  de  quadro  e slides em Datashow, baseado na memorização de termos e conceitos de difícil compreensão. Diante disso, o uso de jogos didáticos é uma excelente estratégia de ensino, que busca envolver o aluno e tornar as aulas mais participativas.  Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi a construção do jogo didático denominado “Bingo Genético” para trabalhar o assunto de genética, com os alunos de uma escola estadual do município de Rio Crespo, a partir da utilização de materiais simples, tendo em vista a aprendizagem significativa dos estudantes.

Palavras-chave: Ensino-aprendizado. Ciências. Biologia. Jogos didáticos.

 

ABSTRACT

The teaching-learning process of science and biology in schools is still considered very theoretical in schools, worked superficially, with lectures, use of blackboards and slides in Datashow, based on memorizing terms and concepts that are difficult to understand. In view of this, the use of didactic games is an excellent teaching strategy, which seeks to involve the student and make classes more participatory. Therefore, the objective of the present study was the construction of the didactic game called “Genetic Bingo” to work on the subject of genetics, with the students of a state school in the municipality of Rio Crespo, from the use of simple materials, in view of students' meaningful learning.

Keywords: Teaching-learning. Sciences. Biology. Didactic games.