Marcos
Junio Lira Silva[1]
Coordenador Pedagógico, mjlsilva@pi.sesc.com.br
Veronica
Rodrigues da Silva2
Professora, vrsilva@pi.sesc.com.br
[1] Pedagogo formado pela Universidade
Federal do Piauí (UFPI). Coordenador Pedagógico dos Anos Finais do Ensino
Fundamental - Sesc Centro Educacional de Parnaíba Miranda Osório. Especialista
em Docência do Ensino Religioso (ICESPI); em Alfabetização e Letramento
(UNOPAR) e em Gestão Escolar (Senac).
2 Pedagoga formada pela Universidade
Federal do Piauí (UFPI). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental –
Secretaria de Educação do Município de Fortaleza - CE. Especialista em Educação
em Rede (Novas Tecnologias) e em Docência pela UFPI.
RESUMO
A leitura nunca se fez tão necessária na
escola e fora dela. Vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender
questões básicas interpretativas em todas as áreas do saber. Neste sentido
pensamos, em parceria com a família, no desenvolvimento de um projeto com
participação de todos os educadores e demais profissionais da instituição, e
levar esse projeto até a comunidade propiciando aos nossos educandos momentos
que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, à consciência
da importância de se adquirir o hábito de ler (a leitura deleite) e expandir
seu conhecimento de mundo. O presente estudo é referente a um relato de
experiências vivido pouco antes da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19),
onde a maioria das propostas experienciadas perpassaram todo o período de
isolamento social, que a crise pandêmica nos impôs, na qual houve a urgência de
desenvolvermos novas maneiras de aprender e ensinar, com o auxilio das
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS). O Projeto Criança lendo pra
Criança tomou proporções acima das expectativas de aprendizagem, o nome do
projeto já o conceitua e se define pela sua nomenclatura. O fim último do
projeto é uma criança ler para outra criança de mesma idade que a sua, ou
inferior à sua idade, ou seja, a mesma é protagonista de sua aprendizagem. Ao
refletirmos sobre os dados coletados e avaliados ao longo da pesquisa,
percebemos como o incentivo à leitura pode transformar a vida dos estudantes e
de seus familiares, possibilitando a formação integral do cidadão que o
condiciona a uma amplitude quanto a sua visão de mundo, ou seja, ler a palavra
aguça os sentidos do indivíduo que passa a fantasiar, imaginar, criar, recriar,
dar novas significados ao que existe. Para corroborar com nossos achados de pesquisa
evocamos FAZENDA (1995) E FREIRE (1996).
Palavras-chave: Leitura da palavra. Leitura de mundo. Protagonismo infantil.