DOI: 10.5281/zenodo.8331702

 

Marcos Junio Lira Silva[1]

Coordenador Pedagógico, mjlsilva@pi.sesc.com.br

 

Veronica Rodrigues da Silva2

Professora, vrsilva@pi.sesc.com.br

 



[1] Pedagogo formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenador Pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental - Sesc Centro Educacional de Parnaíba Miranda Osório. Especialista em Docência do Ensino Religioso (ICESPI); em Alfabetização e Letramento (UNOPAR) e em Gestão Escolar (Senac).

2 Pedagoga formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Secretaria de Educação do Município de Fortaleza - CE. Especialista em Educação em Rede (Novas Tecnologias) e em Docência pela UFPI.

RESUMO

A leitura nunca se fez tão necessária na escola e fora dela. Vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões básicas interpretativas em todas as áreas do saber. Neste sentido pensamos, em parceria com a família, no desenvolvimento de um projeto com participação de todos os educadores e demais profissionais da instituição, e levar esse projeto até a comunidade propiciando aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, à consciência da importância de se adquirir o hábito de ler (a leitura deleite) e expandir seu conhecimento de mundo. O presente estudo é referente a um relato de experiências vivido pouco antes da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), onde a maioria das propostas experienciadas perpassaram todo o período de isolamento social, que a crise pandêmica nos impôs, na qual houve a urgência de desenvolvermos novas maneiras de aprender e ensinar, com o auxilio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS). O Projeto Criança lendo pra Criança tomou proporções acima das expectativas de aprendizagem, o nome do projeto já o conceitua e se define pela sua nomenclatura. O fim último do projeto é uma criança ler para outra criança de mesma idade que a sua, ou inferior à sua idade, ou seja, a mesma é protagonista de sua aprendizagem. Ao refletirmos sobre os dados coletados e avaliados ao longo da pesquisa, percebemos como o incentivo à leitura pode transformar a vida dos estudantes e de seus familiares, possibilitando a formação integral do cidadão que o condiciona a uma amplitude quanto a sua visão de mundo, ou seja, ler a palavra aguça os sentidos do indivíduo que passa a fantasiar, imaginar, criar, recriar, dar novas significados ao que existe. Para corroborar com nossos achados de pesquisa evocamos FAZENDA (1995) E FREIRE (1996).

Palavras-chave: Leitura da palavra. Leitura de mundo. Protagonismo infantil.