Jorge de Sousa Santos
Professor na Educação Básica. Licenciado em Pedagogia (UEG).
Especialista em Currículo e Prática Docente nos A.I do Ens. Fund.
(UFPI).
Especialista em Linguagem, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho
(UFPI).
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST UNIVERSITY).
E-mail.: j.ssantos_letras@hotmail.com
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973
Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3022-2803
RESUMO
Este artigo traz uma reflexão acerca da cultura
digital, tecnologias, cidadania e
a educação. Tem por objetivo central a discussão sobre as práticas educativas
digitais e os riscos no contexto escolar. Apresenta como elemento substancial
para esta produção, as possibilidades e impactos sobre a geração digital e seu
percurso escolar, ponderando acerca dos desafios para os alunos, professores e
escolas. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de
literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo
aponta, ainda, algumas contribuições relevantes sobre a temática de diferentes
autores que surgiram no decorrer da realização da pesquisa. Apresenta, ainda, o
papel dos professores frente ao processo educativo no século XXI e dos arranjos
contemporâneos para assegurar a integração ao currículo das novas tecnologias
digitais na educação. E, conclui-se que, a materialização das ações se
manifesta considerando as necessidades históricas, sociais e cognitivas dos
alunos nos espaços de aprendizagem físicos ou virtuais.
Palavras-chave: Cultura Digital. Práticas Educativas Digitais. Riscos.