DOI: 10.5281/zenodo.8429410

 

Enéas Machado

Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

Grupo de Pesquisa Instituições de Ensino: Políticas e Práticas Pedagógicas

 

RESUMO

A ação supervisora nos Sistemas de Ensino está amalgamada, segundo Machado (2021), nas dimensões instrumentalizadora, humanizadora ou emancipatória. Com base nessa premissa, percebe-se que estas dimensões não se polarizam, mas coexistem, no cumprimento do propósito profissional. Por esse motivo, as tensões presentes na ação supervisora são divergentes e complementares; burocráticas (em um viés instrumentalizador), e, ao mesmo tempo, emancipatórias e humanizadoras. As tensões experienciadas pelos agentes da supervisão de ensino são entendidas como situações-limites (FREIRE, 2018; STRECK; REDIN; ZITKOSKI, 2018) que implicam em estratégias (BOURDIEU, 1972, 1983, 1987, 1994, 1996) para resolver, pela ação com reflexão, os obstáculos, a fim de transpor as fronteiras entre as utopias (sonhos) e as realizações. Portanto, a supervisão de ensino necessária, enfrenta as tensões entre a instrumentalização e a humanização, superando as contradições, assumindo desse modo, relações mais horizontalizadas, nos níveis decisórios, em uma visão de conjunto: agregadora e includente. Pela pesquisa qualitativa (ALVES; SILVA, 1992; GODOY, 1995) foi possível adentrar no contexto sociocultural dos informantes para conhecer seus valores, comportamentos, crenças e visões de mundo (MOSCOVICI, 2005, 2011, 2012). A supervisão de ensino contribui, assim, na conquista da produção de ensino de qualidade, socialmente referendada e competente a favor do público. Nesse sentido, as experiências (LARROSA BONDÍA, 2002) possibilitam a reflexão sobre a ação e a reflexão na ação, produzindo os modos de ser e estar (ABDALLA, 2006, 2017) na profissão. Os agentes que atuam como supervisores de ensino das Secretarias de Educação (SEDUCs) da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), depreendem, no campo das representações sociais (MOSCOVICI, 2005, 2011, 2012) e profissionais (BLIN, 1997), um profissional dotado de competência técnica, pelo conhecimento legal e pela habilidade em lidar com as situações adversas conflituosas.

Palavras-chave: Ação supervisora, situações-limites, estratégias, experiências e saídas possíveis.