DOI: 10.5281/zenodo.10116697

 

Joabson da Silva Cruz

Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia- Campus- Ariquemes-Rondônia. Email; cruzsilva2020@gmail.com.

 

Alessandro de Souza Reis

Acadêmico do curso de bacharelado em  Biologia - Universidade Estácio de sá.  Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Rondônia Campus Ariquemes (2022).  Especialista em gestão ambiental - FASUL (2023). Pós-graduado em docência no ensino superior - FASUL. Pós-graduado em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. Especialidade em andamento em Ensino de Ciências - UFABC  Graduando em Licenciatura em Pedagogia campus Porto Velho Zona Norte. Técnico subsequente em administração - IFRO.   Email; alessandro.reis2308@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/8802121705087670.

 

RESUMO

O Estágio Supervisionado II compreende a regência no Ensino Fundamental, é a segunda etapa na formação profissional, tem como objetivos a criar condições de vivência efetiva dos futuros docentes no âmbito escolar, além de oferecer ao estagiário a oportunidade de adentrar à escola e ministrar aulas de Ciências. O Estágio supervisionado tem como objetivo permitir que o acadêmico tenha seu primeiro contato com a realidade escolar, aproximando o aluno do contexto no qual ele atuará enquanto profissional. A regência foi ofertada na escola Estadual no município de Ariquemes, durante a data de 3 a 25 de outubro de 2022, na turma do 7º ano “B’’ e 8º ano “A”. Ao decorrer da regência foram desenvolvidas várias atividades, que contribuíram de forma significativa para aquisição do conhecimento, dentro delas destacam-se: Ministrar aulas nas turmas do Ensino Fundamental; correção de exercícios; leitura de textos, aplicação de projetos, e aplicação de recuperação de estudos. As aulas e as atividades foram planejadas com o professor titular, para que não pudesse sair do assunto e prejudicar as turmas.

Palavras-chave: Estágio. Biologia. Ensino-Aprendizagem.