DOI: 10.5281/zenodo.10116699

 

Alexandre Cordeiro Rodrigues

Graduando em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri-URCA, e-mail:

alexandre.cordeiro@urca.br

 

Anderson Diego de Sampaio

Graduando em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri-URCA, e-mail:

anderson.sampaio@urca.br

 

Iolanda Felix Matias Sobral Braga

Graduanda em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri-URCA, e-mail:

Iolanda.sobral@urca.br

 

Jakeline Maria Tomaz Melo

Graduanda em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri-URCA, e-mail:

jakeline.maria@urca.br

 

Natália Pinheiro Fabricio Formiga

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri-URCA, e-mail:

natalia.fabricio@urca.br

 

RESUMO

Objetivou-se discutir a criticidade do sistema de educação brasileira proposta pelo documentário “Nunca me sonharam” com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se de uma resenha crítica advinda de discussões da disciplina Processo Ensino Aprendizagem do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA. O documentário levanta questões importantes sobre a estruturação das escolas brasileiras, as taxas de evasão, a pouca valorização dada à educação brasileira, assim como os desafios enfrentados pelos estudantes e educadores. O embasamento na jurisdição elegida permite compreender o papel do Estado, da família e da sociedade para com a educação brasileira e que o modelo de educação do Brasil, ainda, requer mais investimento para ser mais inclusivo e próximo das diferentes realidades dos estudantes, para que a escola seja um ambiente mais acolhedor e propício ao ativo processo de ensino aprendizagem, formando cidadãos críticos, aptos aos desafios cotidianos e do mercado de trabalho, com corresponsabilidade.

Palavras-chave: Educação brasileira. Educação e sistemas educacionais. Ambiente escolar.