DOI: 10.5281/zenodo.10353989

 

Luís Fernando C da S Correia

Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGC&Tamb) pela (UFMA)

Campus de São Luís/ MA

E-mail:fernando.c@acad.ifma.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9801142581107656

 

Jennifer da Cruz Arouche Silva

Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGC&Tamb) pela (UFMA)

Campus de São Luís/ MA

E-mail:jennifer.arouche@hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0091298366848905

 

Kaio da Silva Bandeira

Mestrando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) pela (UEMA)

Campus de São Luís/ MA

E-mail: kaiobiolog202@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6900626780064013

 

RESUMO

Este estudo traz reflexões acerca da inclusão educacional sobretudo no que diz respeito as dificuldades enfrentadas pela falta de apoio as pessoas com deficiência principalmente no âmbito escolar, o objetivo da pesquisa é demonstrar por meio de revisão bibliográfica as possibilidades de agregar ao panorama da educação inclusiva, dentro de múltiplas perspectivas de ensino. Diante disso, percebe- se a necessidade de conhecer o cenário atual da educação inclusiva, discorre-se sobre as alternativas para melhoramento de inclusão bem como aplicabilidade de tecnologias assistivas que garantem o desenvolvimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. Pontua ao fornecer suporte e recursos adequados, as barreiras que podem impedir esses alunos de aprender podem ser identificadas e superadas, além disso, a inclusão educacional prepara os alunos para a vida em uma sociedade diversificada, estimulando-os a convivência e a interação com colegas de diferentes formações e habilidades. Logo, os alunos aprendem a valorizar a diversidade e a trabalhar em equipe e essas habilidades são essenciais para o sucesso em um mundo cada vez mais inclusivo. O estudo aponta a inclusão educacional como elemento de suma importância na aprendizagem, pois proporciona a igualdade de oportunidades, além de valorizar a diversidade e instigar o desenvolvimento social e emocional de todos os alunos para enfrentar os desafios do mundo atual.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Uso de tecnologias. Pessoa com deficiência. Tecnologias.