DOI: 10.5281/zenodo.10354037

 

Josedalva Farias dos Santos

Professora da Rede Pública de Malhada-Bahia, Licenciada em Pedagogia(UNEB), Especialista em Educação do Campo (UCAM),Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Infantil (FAVENI),Especialista em Metodologia do Ensino Superior-(FACUMINAS), Especialista em Educação Digital (UNEB),

fariasjosedalva@gmail.com

 

Divina Maria Farias Santos Lima

 Professora da Rede Pública de Malhada-Bahia,

Licenciada em Pedagogia (UNEB),

Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes (UCAM)

divinalima2013@gmail.com

 

Jeanne Cristina Farias Santos Lima

 Professora da Rede Pública de Malhada e Feira da Mata-Bahia,

Licenciada em Pedagogia (UNEB)

Especialista em Psicopedagogia Clinica, Institucional e Educação Infantil (FAVENI)

crisjeanne@hotmail.com

 

 José Mílton dos Santos Batista

Acadêmico da Licenciatura em Educação Física (UNEB)

josemilton1603@gmail.com

 

 Leoneide Magalhães Santos

 Licenciada em Biologia-UNEB; Especialista em Mineração e Meio Ambiente-UFRB; Especialista em Gestão Ambiental-UCAM,

leoneidemagalhaes@hotmail.com

 

Maria Divina Cardoso Souza

  Graduada em Biologia (UNEB)

Professora (REDA) da Rede Estadual de Malhada-Bahia, Acadêmica da Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital(UFRB)

divinasouzamicael@outlook.com

 

RESUMO

A referida pesquisa de campo tem como objetivo geral identificar e diagnosticar os aspectos da psicopedagogia institucional com foco no Diagnóstico Psicopedagógico na Escola Municipal Professora Alice Maria, situada na cidade de Malhada-Bahia.  A unidade é uma escola nucleada que atende alunos provenientes da zona urbana, da educação do/no campo, remanescentes quilombolas de Tomé Nunes, ofertando o Ensino Fundamental II , nos períodos matutino e vespertino, com um total de 311 alunos matriculados em 2023. O presente estudo foi elaborado para demonstrar a importância do psicopedagogo na escola para investigar as questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem, considerando sua função de antecipação, planejamento, intervenção e organização de  ações que possam otimizar as práticas pedagógicas. Dessa forma, a pesquisa de cunho qualitativo utiliza metodologia de análise documental, Projeto Político Pedagógico (PPP), observação da estrutura física pela autora do estudo que também é professora regente na unidade. O resultado apontou que a atuação do psicopedagogo é de suma importância, visto que na escola, foram identificados mais de 10% de alunos matriculados com dificuldades de aprendizagem. A instituição precisa incorporar uma hierarquia saudável e flexiva, com ideias e ações compartilhadas para propiciar um ambiente estimulante, transparente, desafiante e inovador, onde cada sujeito possa ser  ativo, autônomo e importante no processo de desenvolvimento do ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Psicopedagogia Institucional. Psicopedagogo. PPP. Ensino- aprendizagem.