Abner Eliezer Lourenço
Bacharel em Enfermagem (UNIC), MBA
em Gestão Hospitalar, Mestre em Ciências Odontológicas Integradas
Doutorando em Educação (UFMT)
Professor do ensino superior,
abnereliezer@gmail.com
Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Pós doutor em Educação em Ciências
e Matemática
Professor do ensino superior
marcel.ribeiro@ufmt.com.br
Higor Luiz Lourenço
Tecnólogo
em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNIC)
Mestrando em Ciências Ambientais
(UNIC)
Professor do ensino superior,
luizloureco@gmail.com
Hozanah Nunes Sousa
Bacharel em Enfermagem (UNIC)
Professor do ensino superior
hozanahn@gmail.com
Luiz de Figueiredo Almeida
Bacharel em Enfermagem (UNIC)
Professor do ensino
profissionalizante
luiz.almeida.81@hotmail.com
RESUMO
Este
artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação de professores de enfermagem e
os saberes docentes. O objetivo geral deste estudo foi investigar quais são os
elementos chave na capacitação de educadores de cuidados de saúde e como eles
impactam os saberes educadores e a eficácia pedagógica, e para alcançar esse
objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar
competências necessárias, examinar a eficácia de métodos educacionais, e
avaliar o impacto de modelos de qualificação continuada. A metodologia incluiu
a revisão de literatura relevante e a análise de dados de fontes secundárias. A
pesquisa revelou que a integração de experiências práticas e métodos
pedagógicos variados, como o aprendizado baseado em projetos, enriquece
significativamente o ensino do instrutor em assistência á saúde e concluiu que
esses elementos são cruciais para o desenvolvimento de habilidades críticas e
técnicas em futuros enfermeiros. No âmbito das práticas experienciais e sua
incorporação na formação docente, foi evidenciado que estratégias bem planejadas
de avaliação e feedback são fundamentais para a validação e o aprimoramento
contínuo dessas práticas. Essas descobertas reforçam a necessidade de um
equilíbrio entre teoria e prática, enriquecendo assim tanto o ambiente
acadêmico como o clínico. As considerações finais destacam a importância da
continuidade da pesquisa no assunto para aprimorar o conhecimento atual e
promover avanços futuros.
Palavras-chave: Formação Docente. Enfermagem. Aprendizado Experiencial. Educação Baseada em Projetos. Competências Críticas.