DOI: 10.5281/zenodo.10667230

 

Cláudio Roberto de Souza Almeida

Graduando em Biomedicina, Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), Brasil.

claudiorobertobiomedico@gmail.com

 

RESUMO

A prática desse projeto no Centro Universitário Jorge Amado, sob a orientação de tutores, utilizando a metodologia ativa do conhecimento, onde o graduando é protagonista do processo ensino-aprendizagem, tem como premissa o Racionalismo que é vertente da teoria moderna do conhecimento e considera os princípios lógicos fundamentais inatos na mente humana, na qual a razão deve ser considerada fonte básica do conhecimento. O projeto objetiva desenvolver nos graduandos nas áreas da saúde desta Instituição, um perfil investigativo, onde seja pautado em pesquisas e ampliação dos horizontes do saber, foco do objeto estudado quer seja uma patologia, um quadro clínico do paciente. Analisando todas as possibilidades de causa das patologias, inclusive o meio ambiente em que vive, todo o contexto socioeconômico e cultural, desenvolvendo uma visão plural do conhecimento científico. A aprendizagem baseada em Problem Based Learning (PBL), é uma metodologia ativa onde os graduandos vivenciam a medicina desde o início da graduação com atividades práticas por meio de casos clínicos tornando-os protagonistas, expandindo as fronteiras. Após abertura dos casos clínicos pelos professores em sala de aula, os graduandos passam a assumir o protagonismo da dinâmica, se organizando em grupos com dez componentes sendo um coordenador, um secretário e demais integrantes debatem o tema. Os resultados obtidos desse projeto, tem sido importante no desenvolvimento acadêmico, onde os mesmos foram motivados, orientados e direcionados através dos tutores por meio de questionamentos e debates entre si, saindo da singularidade para a pluralidade através da pesquisa em livros relacionados com o tema e fontes confiáveis de buscas na internet como artigos, periódicos e sites, contribuindo para maior capacidade técnica e científica e, assim elevarão o conceito da UNIJORGE, bem como serão profissionais mais qualificados com maior potencial científico. Estimular a participação de forma direta é uma quebra de paradigmas na construção do conhecimento.

Palavras-chave: 1-Tutoria Problem Based Learning Unijorge. 2-Teoria Racionalista Conhecimento. 3- Tutoria em Biomedvet Odonto Unijorge. 4-Tutoria Construção Ativa Conhecimento Unijorge.