DOI: 10.5281/zenodo.10866711

 

Deylane Freitas Fontes Júnior

Bacharel em Ciências Contábeis (UFRN); Pós-graduando em Contabilidade Consultiva (FACEMINAS); E-mail: deylanefreitas2@gmail.com

 

Iarythssa Duarte de Araújo

Graduada em Licenciatura em Matemática (UFRN); Mestranda em Matemática Aplicada e Estatística; E-mail: iarythssa.ufrn@gmail.com.

 

Karine dos Santos Araújo

Graduada em Licenciatura em Matemática (UFRN); Mestranda em Matemática Aplicada e Estatística (UFRN); E-mail: karine.araujo.130@ufrn.edu.br.

 

RESUMO

O Relatório Síntese da área de Matemática do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), na edição de 2017, apontou a forma diferente de abordagem do conteúdo e a falta de motivação como as principais dificuldades que os estudantes enfrentaram para responder ao exame. Tendo como objetivo preparar o estudante do curso de Licenciatura em Matemática do CERES/UFRN para o ENADE 2021 considerando as fragilidades apontadas, como também elevar o conceito ENADE na edição 2021, este projeto de extensão/ensino foi um ciclo de estudos que contém como público-alvo, preferencialmente, os inscritos no exame. Esta ação foi realizada através de oficinas, ocorrendo semanalmente (aos sábados), de forma remota pelo Google Meet. Os encontros síncronos incluíram aplicação de simulados, discussão e resolução de questões/exercícios abordados em edições anteriores da prova e também de concursos públicos na área de Matemática. Além das oficinas, foi desenvolvido um trabalho de conscientização e divulgação no perfil do PET Comunidade Urbana Seridó no Instagram (@petcourse) e em grupos de WhatsApp que incluem o público alvo desta proposta. Com a divulgação do Relatório Síntese de Área do ENADE 2021 conseguimos atingir a meta de aumentar o conceito do curso de licenciatura em Matemática, contribuindo assim para a redução de Conceitos 2 no Estado do RN.

Palavras-chave:  Ensino. Extensão. ENADE. Matemática. CERES.