DOI: 10.5281/zenodo.10866731

 

Ketlen Gomes Bernardes

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia - Campus - Ariquemes - Rondônia. Email: ketlengomes2703@gmail.com

 

Ady Correa da Costa Oliveira

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso

(2006). Mestre em Ciências Ambientais (com ênfase em Gestão e Educação

Ambiental) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Experiências em

estudos na área de Genética humana, inventário de fauna - mamíferos, histologia,

biologia celular, botânica e morfologia vegetal de espécies florestais - germinação,

substrato, temperatura e biometria, com ênfase em Ecologia. Professora efetiva do

IFRO - Campus Ariquemes. Email: ady.oliveira@ifro.edu.br

http://lattes.cnpq.br/0969404204363666

  

RESUMO 

A integração das Tecnologias da Informação (TI) ao campo da Educação Ambiental tem revolucionado as abordagens pedagógicas, expandindo as possibilidades de aprendizado e de conscientização ecológica. O presente artigo, fundamentado em uma revisão bibliográfica, objetivou mapear os principais recursos digitais utilizados no ensino de Biologia para a promoção da Educação Ambiental. O método empregado centrou-se na análise de publicações acadêmicas indexadas em bases de dados reconhecidas, abrangendo o período dos últimos dez anos. Os resultados apontam uma crescente diversidade de ferramentas digitais, desde aplicativos, jogos educativos, plataformas interativas até realidade virtual, que têm potencializado a compreensão dos temas ecológicos e biológicos. A inserção dessas tecnologias tem proporcionado experiências mais imersivas e contextualizadas, facilitando a construção de um pensamento crítico sobre questões ambientais. Conclui-se que, embora existam desafios na integração das TI ao currículo tradicional, sua adoção oferece um valioso complemento para a formação de cidadãos conscientes e proativos em relação às questões ambientais do século XXI.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Tecnologias da Informação; Recursos Digitais; Ensino de Biologia.