Ketlen
Gomes Bernardes
Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas do
Instituto Federal de Rondônia - Campus - Ariquemes - Rondônia. Email: ketlengomes2703@gmail.com
Ady
Correa da Costa Oliveira
Graduada em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Mato Grosso
(2006). Mestre em Ciências Ambientais (com
ênfase em Gestão e Educação
Ambiental) pela Universidade do Estado de Mato
Grosso (2009). Experiências em
estudos na área de Genética humana, inventário
de fauna - mamíferos, histologia,
biologia celular, botânica e morfologia vegetal
de espécies florestais - germinação,
substrato, temperatura e biometria, com ênfase
em Ecologia. Professora efetiva do
IFRO - Campus Ariquemes. Email:
ady.oliveira@ifro.edu.br
http://lattes.cnpq.br/0969404204363666
RESUMO
A integração das Tecnologias da Informação (TI)
ao campo da Educação Ambiental tem revolucionado as abordagens pedagógicas,
expandindo as possibilidades de aprendizado e de conscientização ecológica. O
presente artigo, fundamentado em uma revisão bibliográfica, objetivou mapear os
principais recursos digitais utilizados no ensino de Biologia para a promoção
da Educação Ambiental. O método empregado centrou-se na análise de publicações
acadêmicas indexadas em bases de dados reconhecidas, abrangendo o período dos
últimos dez anos. Os resultados apontam uma crescente diversidade de ferramentas
digitais, desde aplicativos, jogos educativos, plataformas interativas até
realidade virtual, que têm potencializado a compreensão dos temas ecológicos e
biológicos. A inserção dessas tecnologias tem proporcionado experiências mais
imersivas e contextualizadas, facilitando a construção de um pensamento crítico
sobre questões ambientais. Conclui-se que, embora existam desafios na
integração das TI ao currículo tradicional, sua adoção oferece um valioso
complemento para a formação de cidadãos conscientes e proativos em relação às
questões ambientais do século XXI.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Tecnologias da Informação; Recursos Digitais; Ensino de Biologia.