DOI: 10.5281/zenodo.10866715

 

Thiago Afonso Peron

Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Batista de Minas Gerais - FBMG (2021), Graduado em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2021), Graduado em Licenciatura em Geografia pela mesma universidade (2020). Professor de Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Balneário Camboriú/SC (2024). peronperon90@gmail.com

 

RESUMO

A utilização de mapas em livros didáticos e em sala de aula ocorre com frequência nas aulas de geografia a partir do sexto ano, entretanto será que as/os estudantes possuem o intelecto desenvolvido a ponto de abstrair o mundo geoidal em um mapa plano? A partir desse questionamento, o presente artigo analisou como os Livros Didáticos do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD para 2021 apresentavam a temática das projeções cartográficas. Salientamos que estas coleções de livros analisadas já estavam de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A propósito, as coleções por mais atualizadas em conteúdos técnicos, científicos, imagéticos e de acordo com a BNCC ignoraram o fato de as/os estudantes aprenderem desde os 11 anos apenas com mapas planos, em um momento no qual não estão prontos para abstrair grandes fenômenos. Desta maneira, apresentamos dois recursos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem das projeções cartográficas, o Globo Terrestre de Balão e o Planisfério de Globo Terrestre de Balão.

Palavras-chave: recurso didático, ensino de geografia, livro didático, BNCC.