DOI: 10.5281/zenodo.10866723

 

Nadabe de Souza Santos

Bacharel em Adminsitração pela Faculdade Terra Nordeste – FATENE.

nadabesouza733@gmail.com

 

João Luis Josino Soares

Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF. Docente na Faculdade Terra Nordeste – FATENE.

joaojosinoadm@gmail.com

 

RESUMO

O superendividamento da população é um tema que atualmente está sendo bastante discutido. E essa situação teve a sua maior intensificação durante o período de crise criado pelo vírus da COVID-19. Diante disso, esse artigo teve como objetivo analisar a situação financeira dos alunos de uma instituição ensino superior e compreender se os mesmos estão endividados ou não e qual a taxa de endividamento. Mais especificamente a) Definir o superendividamento e a causa da sua ocorrência; b) Identificar o nível de endividamento de acadêmicos em uma instituição de ensino superior; c) verificar a perspectiva do consumidor diante da influência das propagandas e publicidades e, por fim, d) entender como o consumidor se organiza financeiramente para conseguir sair da situação de endividado. Assim, foi feito uma pesquisa bibliográfica, para embasamento teórico e uma pesquisa de campo em uma universidade para que venha-se entender essa situação. Portanto, foi constatado que a parte da população pesquisada, não sofre tanto com o endividamento, mas em contra partida são poucos os que têm alguma educação financeira e, assim, sugere-se novas pesquisas sobre educação financeira e endividamento geral da população. O superendividamento da população é um tema que atualmente está sendo bastante discutido. E essa situação teve a sua maior intensificação durante o período de crise criado pelo vírus da COVID-19. Diante disso, esse artigo teve como objetivo analisar a situação financeira dos alunos de uma instituição ensino superior e compreender se os mesmos estão endividados ou não e qual a taxa de endividamento.

Palavras-chave: Endividamento. Consumidor. Influência digital. Educação financeira. Organização financeira.