DOI: 10.5281/zenodo.10866721

 

Renan Eliazaf Rodrigues dos Anjos

Licenciado em Matemática pelo IFRN – campus Santa Cruz. Pós-graduando em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar pelo IFRN – campus Zona Leste. E-mail: renaneliazaf@outlook.com.

 

RESUMO

Essa pesquisa surge a partir das observações e conhecimentos de mundo adquiridos na vida estudantil, no ensino básico e superior, bem como na atuação docente, notando que a Matemática é, muitas vezes, desprovida de afeição por parte do alunado, que a enxergam como algo distante da realidade, dessa forma, nota-se a importância de pesquisas que propõem reflexões sobre novas formas de anunciar este campo do saber, objetivando maior contextualização, promovendo um ensino que estimule os discentes e que traga maiores significados para a vida hodierna destes. Dessa forma, busquei definir as potencialidades pedagógicas dos instrumentos históricos, em especial o quadrante náutico, no ensino da matemática com a metodologia história da matemática. Ao observar tais potencialidades, estamos revelando o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que concerne ligações temáticas entre história, astronomia, geografia e matemática, propiciando um processo didático interdisciplinar, favorecendo a utilização de temas transversais durante a construção do edifício matemático. No desenvolvimento do estudo, foi possível observar a extrema relevância da utilização de novas metodologias para o ensino da matemática, além do alinhamento de diferentes temáticas que agem mutuamente, relacionando-se com o ambiente e sucedendo maior interação do discente. Portanto, o uso de atividades históricas inseridas na matemática promove a ampliação de diversas potencialidades didáticas, favorecendo professores e alunos a atingirem êxito no processo de ensino e aprendizagem pautado na investigação e prática.

Palavras-chave: História da Matemática. Quadrante náutico. Ensino de Matemática.