DOI: 10.5281/zenodo.10966586

 

Ismael Araújo Monteiro

Graduado no Curso de Linguagens e Códigos / Língua Portuguesa (2015) pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em Ensino de Literatura e outras Linguagens (2018), pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor efetivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental (SEMED/São Bernardo-MA).

 

Leila Raquel Costa Carvalho

Licenciada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Especialista em Educação Especial e Libras pela Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI, graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

 

 Francisco Alberto Moraes Viana Júnior

 Graduado em Linguagens e Códigos - Música - Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação. 

 

Rayane Rocha Rodrigues

Pós-graduada em Informática na Educação - IFMA.Graduada em Linguagens e Códigos pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA Campus São Bernardo.Tem experiência na área de Linguagens e Códigos, como pesquisador/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.

 

RESUMO

Este artigo é fruto das experiências adquiridas durante as atividades de supervisão docente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa. Tem-se por objetivo relatar as experiências vivenciadas durante a realização das ações do programa no ano de 2021, ainda sob os impactos da pandemia da Covid-19. Para tanto, conta-se com uma revisão bibliográfica na perspectiva dos conceitos de ação pedagógica, sequência didática e conteúdos procedimentais, acompanhados dos registros de diário de bordo realizados durante as atividades de supervisão docente. Salienta-se ao final das exposições que as implicações impressas nas experiências dos bolsistas, no contexto de um ensino marcado por profundas alterações na rotina escolar decorrentes das medidas de contenção da pandemia, foram caracterizadas por um processo de construção do conhecimento no qual os bolsistas não eram os únicos estranhos a uma realidade a ser desvendada à luz da pesquisa e da investigação. Mas todos: bolsistas e professores eram igualmente estranhos ao mesmo contexto de incertezas e descobertas.

Palavras-chave: Pesquisa. Ensino. Aprendizagem. Experiência.