Ismael Araújo Monteiro
Graduado no Curso de Linguagens e Códigos / Língua
Portuguesa (2015) pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em
Ensino de Literatura e outras Linguagens (2018), pela Universidade Estadual do
Piauí - UESPI. Professor efetivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
(SEMED/São Bernardo-MA).
Leila Raquel Costa Carvalho
Licenciada em Letras Português pela
Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Especialista em Educação Especial e
Libras pela Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI, graduanda em Pedagogia pela
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
Francisco Alberto Moraes Viana
Júnior
Graduado em Linguagens e Códigos
- Música - Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, possui
Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação.
Rayane Rocha Rodrigues
Pós-graduada em Informática na Educação -
IFMA.Graduada em Linguagens e Códigos pela Universidade Federal do Maranhão
-UFMA Campus São Bernardo.Tem experiência na área de Linguagens e Códigos, como
pesquisador/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
- PIBID.
RESUMO
Este artigo é fruto das experiências adquiridas durante as atividades de
supervisão docente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –
PIBID do curso de Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa. Tem-se por objetivo
relatar as experiências vivenciadas durante a realização das ações do programa
no ano de 2021, ainda sob os impactos da pandemia da Covid-19. Para tanto,
conta-se com uma revisão bibliográfica na perspectiva dos conceitos de ação
pedagógica, sequência didática e conteúdos procedimentais, acompanhados dos
registros de diário de bordo realizados durante as atividades de supervisão
docente. Salienta-se ao final das exposições que as implicações impressas nas
experiências dos bolsistas, no contexto de um ensino marcado por profundas alterações
na rotina escolar decorrentes das medidas de contenção da pandemia, foram
caracterizadas por um processo de construção do conhecimento no qual os
bolsistas não eram os únicos estranhos a uma realidade a ser desvendada à luz
da pesquisa e da investigação. Mas todos: bolsistas e professores eram
igualmente estranhos ao mesmo contexto de incertezas e descobertas.
Palavras-chave: Pesquisa. Ensino. Aprendizagem. Experiência.