DOI: 10.5281/zenodo.11167262

 

Allysson Barbosa Fernandes

Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação.

Especialização em Docência do Ensino Superior.

Graduação em Administração e Letras.

E-mail: allyssonfernandes611@gmail.com

 

RESUMO

O presente artigo objetivou identificar as possibilidades e desafios para a educação frente a Geração Screenagers. A metodologia do presente estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica, fazendo uso de artigos acadêmicos localizados na plataforma Google Acadêmico através dos critérios de inclusão e exclusão que foram aqui descritos. Ao longo do presente artigo destacamos a importância das tecnologias, sua expansão na sociedade e como a pandemia de Covid-19, com a necessidade do isolamento social e do ensino remoto, foi um divisor de águas para as instituições de ensino identificarem a necessidade de ampliar o uso de tecnologias digitais no processo ensino-aprendizado. Compreendemos como a Geração Screenagers se destaca por sua estreita relação com as tecnologias, a qual é como se fosse parte de seu corpo. Caracteriza-se como um desafio para as instituições de ensino buscar meios e técnicas para garantir que os alunos dessa geração se mantenham entretidos nas aulas, pois estas precisam ser dinâmicas para responder suas necessidades. Por fim identificamos a necessidade de mais debates sobre a temática, visto que pouco se fala da relação entre a Geração Screenagers e a educação.

Palavras-chave: Educação. Geração Screenagers. Tecnologia.