DOI: 10.5281/zenodo.11510582

 

André Inácio do Carmo

Doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco, carmoandre2014@gmail.com 

 

RESUMO

Este trabalho analisou os mecanismos envolvidos no transporte do Naftaleno, um dos componentes dos Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HPAs) dos combustíveis de petróleo, em três solos da Região Metropolitana do Recife, PE. Foram realizados ensaios de transporte em colunas de solo deformado, em laboratório. Os ensaios de transporte com o Naftaleno foram realizados na vazão de 0,45 cm3 min-1 e na concentração de 20 mg L-1. As variáveis hidrodispersivas foram obtidas pelo ajuste do modelo convecção dispersão (CDE) às curvas de eluição do Naftaleno por intermédio do programa CXTFIT 2.0. Em condições naturais, na presença da matéria orgânica, o solo Franco Arenoso 1 foi o mais dispersivo dos três solos e o menos reativo ao Naftaleno, ou seja, foi o solo que apresentou a maior susceptibilidade à contaminação a esse composto. Na ausência de matéria orgânica, o solo Franco Arenoso 2 foi o mais dispersivo dos três solos e o mais reativo ao Naftaleno, tendo apresentado assim, um bom potencial de adsorção, dentre os solos estudados. O modelo CDE representou adequadamente os dados experimentais das curvas de eluição do Naftaleno. Os resultados obtidos evidenciaram que o Naftaleno, no solo Franco Arenoso 1, mesmo com a presença da matéria orgânica, ofereceu um risco real de contaminação das águas subterrâneas da Região Metropolitana do Recife, PE. Esses resultados permitiram estimar o risco do transporte reativo do Naftaleno em três solos urbanos da Região Metropolitana do Recife, PE.

Palavras-chave: Transporte. Hidrocarbonetos poliaromáticos. Naftaleno. Parâmetros hidrodispersivos. Modelo CDE.