Fábio José de Araújo
Doutorando em Ciências da Educação
pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) ; Mestre em
Educação (Must University/Unicid)
Professor de Biologia na Seduc-CE
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750
Paulo Roberto Valdo Thomaz
Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales - FICS ; Professor de Educação Física, Pedagogo, Professor Universitário.
E-mail: prvaldothomaz@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4105117220760026
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3717-8526
Matheus Valdo Thomaz
Mestrando em Ciências da Educação pela Christian Business
School - CBS
Professor de Educação Física - Prefeitura Municipal de
Cariacica/ES.
E-mail: matheusvaldo01@gmail.com
Darley Celestino
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must
University
Professora em Palmas
Tocantins
E-mail: profadarleycelestino@gmail.com
Rosane dos Reis Pires
Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad
Interamericana de Ciências Sociais (FICS ). Professora de educação infantil prefeitura municipal de
Mococa E- e-mail: ro.pires0458@gmail.com
RESUMO
Este estudo tem como objetivo principal realizar uma análise
construtiva sobre a aprendizagem autodirigida e o papel do Design Instrucional,
com foco nos desafios e possibilidades para o aluno de Educação a Distância
(EaD). Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando o
material da disciplina EDU621 - Princípios do Design Instrucional, do curso de
mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação da Must University, além de uma
busca na base de dados do Google Acadêmico. A aprendizagem autodirigida é
definida como um processo no qual o estudante é o protagonista na construção de
seu próprio conhecimento. Este é um indivíduo proativo, curioso e equipado com
habilidades e competências para o uso de tecnologias educacionais, úteis na
exploração de ambientes virtuais de aprendizagem. Além disso, é capaz de
gerenciar seu tempo de estudo, superar desafios e explorar novas oportunidades
de ensino. Para apoiar um aluno com essas características, é necessário o papel
do Design Instrucional, responsável por analisar, planejar, desenvolver,
implementar e avaliar cursos ou programas voltados para a educação a distância.
A aprendizagem autodirigida torna-se significativa quando passa a fazer
diferença na vida do estudante, ao receber todos os recursos necessários para
seu desenvolvimento. Isso reforça a importância do Design Instrucional para o
sucesso do aluno EaD.
Palavras-chave: Aprendizagem Autodirigida. Design Instrucional. Educação a Distância. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.