Fábio José de Araújo
Doutorando em Ciências da Educação
pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) ; Mestre em
Educação (Must University/Unicid)
Professor de Biologia na Seduc-CE
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750
Ítalo Martins Lôbo
Doutorando em Ciências da Educação
pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
E-mail: italolobopsi@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749691611717421
Jean Bezerra da Silva
Doutorando em Ciências da Educação
pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); E-mail: jean.seso@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0425305035507001
Márcio Rubens de Paula
Medeiros
Mestre em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University
Professor na Seduc-Ce
Lattes: HTTPS://lattes.cnpq.br/9593550014831780
Maridenes Noronha de
Oliveira
Mestra em Tecnologias Emergentes em
Educação pela MUST University (2023)
Professora da rede estadual de ensino do Ceará
E-mail: maridenes.oliveira@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5438296061010452
ORCID: https://orcid.org/0009-0006-1564-3166
RESUMO
No cenário educacional atual, observa-se uma crescente
tendência em adotar metodologias ativas, entre elas a sala de aula invertida,
com o auxílio de plataformas como o Google Classroom. Essa abordagem coloca o
aluno como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem, promovendo uma
educação dinâmica e interativa. Entretanto, a implementação dessas metodologias
pode apresentar desafios para os docentes. Dentre eles, destacam-se a
necessidade de um planejamento cuidadoso, a gestão das dificuldades tecnológicas
e a garantia de acesso a recursos para todos os alunos. Para superar esses
obstáculos, é fundamental que as instituições de ensino ofereçam suporte e
capacitação tanto aos professores quanto aos estudantes. O objetivo deste
estudo consiste em analisar a utilização das metodologias ativas, com ênfase na
sala de aula invertida por meio da ferramenta Google Classroom. Destacando as
possibilidades dessa ferramenta para promover uma aprendizagem mais
participativa e significativa. O método escolhido foi uma revisão literária,
realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica utilizando o indexador Google
Acadêmico, buscando informações confiáveis a respeito da temática analisada por
este estudo. A adoção dessas metodologias pode contribuir para o desenvolvimento
de habilidades essenciais, como autonomia, pensamento crítico e colaboração,
preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e
promovendo uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Google Classroom. Aprendizagem Significativa.