Wellington Tiago
Sauvesuk
Técnico em laboratório do
Concreto, Tecnólogo em Construções de Edifícios
Email: wt-sauvesuk@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3544405088006546
Ângela Fátima da
Rocha
Doutora em Física Ambiental,
Engenheira Civil, Professora no Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT
Email: angela.rocha@ifmt.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6025979943352549
RESUMO
A pavimentação rígida
desempenha um papel de relevância na infraestrutura de transporte de uma região
e oferece uma solução durável e de diligência técnica, o que beneficia a
utilização em vias de tráfego intenso como as da BR 364/163, pertencentes a região
industrial de Cuiabá, no início da Serra de São Vicente no estado de Mato
Grosso. No curso de Tecnologia em Construção de Edifícios do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso IFMT, Campus Cel. Octayde
Jorge da Silva, o trabalho de conclusão de curso TCC pode advir de trabalho
laboral; e, desta forma, o desenvolvimento de ações do mundo do trabalho é
aproveitada. Desse modo, a atuação como técnico de laboratório de concreto em
um trecho de 42 km de rodovia foi estudada, e tomado como base para a
realização do TCC. O objetivo do estudo aprimora os conhecimentos sobre o controle
tecnológico do concreto para pavimentos rígidos e a inter-relação dessas ações
práticas laborais com a finalização de um curso de formação superior. O fazer
tecnológico e pedagógico geradores de avanços de natureza pessoal, profissional
e social. Compreendida está a práxis educacional, essa mistura de teoria e
prática reflexivas, necessárias para o desenvolvimento integral como ser
humano. A relevância dessa temática define a significação do estudo sobre o
controle tecnológico para pavimentos rígidos no estado de Mato Grosso, e a
atuação do tecnólogo em construções mediante o estado de Mato Grosso também,
provando mais uma vez a importância desse profissional da educação profissional
e tecnológica EPT do IFMT.
Palavras-chaves: Pavimento rígido; Concreto; Controle tecnológico; EPT; Trabalho de conclusão de curso.