Rita Mychelly
Santos Salles
Licenciada em Artes
Plásticas. Mestre em Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo.
ritamychelly@yahoo.com.br.
Ana Rita César
Lustosa
Licenciada em Artes
Visuais. Mestre em Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo.
lustosaanarita@gmail.com.
Sérgio
Rodrigues de Souza
Licenciado em Pedagogia.
Pós-Ph.D. em Psicologia. E-mail: srgrodriguesdesouza@gmail.com.
RESUMO
Este ensaio trata da problemática que envolve
o ensino e a aprendizagem de Artes em tempos de pandemia, onde todos tiveram
que, por motivos de força maior, afastarem-se e a escola, com todo seu aparato
e corpo pedagógico não foi diferente, o que representa um peso absurdo para os
docentes da disciplina de Arte, porque o ensino desta envolve muito mais que
domínio e capacidade intelectual para transmitir os saberes que se tem,
considerando que Arte é uma técnica por si só, e que envolve a necessidade de
domínio sobre outras técnicas, de elevada complexidade, para as quais a
presença física do professor se mostra indispensável. A relevância científica
deste trabalho encontra-se no fato de discutir uma estratégia didática que
possibilite alcançar ganhos reais em termos de ensino e de aprendizagem, nestes
tempos de pandemia e que, passados estes, possam direcionar a discussão
acadêmica para a ampliação de métodos inovadores na didática da Arte, como
disciplina curricular. Trata-se de uma pesquisa de representação social,
bibliográfica, fundamentada em textos de autores consagrados no ensino da Arte.
Utiliza-se o materialismo dialético como instrumento principal de investigação,
por este ser o método que melhor permite discutir as causas internas e externas
do objeto. As conclusões das quais se aproxima é que, disciplinas inerentes ao
campo da Arte devem ser exploradas junto a ferramentas de informação e
comunicação em larga escala, a fim de permitir uma maior aproximação do
estudante com a técnica a ser aplicada para sua formação no campo da Arte e do
professor com seu aprendiz, para uma transmissão e orientação de saberes de
forma mais efetiva e concreta.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Arte; Pandemia; Didática.