Márcio
Rubens de Paula Medeiros
Doutorando em Ciências da Educação – FICS
Professor na Secretaria de Educação do Ceará
E-mail: marciorubens1@yahoo.com.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9593550014831780
Rosemary
Corrêa Pontes
Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação – Must
Coordenadora
Pedagógica em Sinop/MT
E-mail: nathaliarosemary@gmail.com
Lattes: https://lattes.cnpq.br/3686249046363747
João Evangelista Oliveira da Silva
Dourando em Ciências da Educação - FICS
Professor na Secretaria Municipal de Educação de Maranguape-CE
E-mail: jeosdasilva@hotmail.com
ORCID : http://orcid.org/0009-0000-3940-0974
Luziane de Lucca Garcia Brandao
Mestranda em Ciências da Educação - FICS
Secretaria Municipal de Educação de Marataizes/Espírito Santo
E-mail: luzianegarcia@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-3548-6605
Zilda Alves Vieira
Doutoranda em Ciências da Educação – FICS
Professor na Prefeitura de Fortaleza – CE
Professora na Secretaria de Educação do Ceará
Email: zildaalvesvieira@hotmail.com
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9170757646431712
RESUMO
Este estudo explora a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
como uma ferramenta pedagógica essencial no contexto das Metodologias Ativas
aplicadas ao ensino escolar. A ABP emerge em um cenário em que a instituição
escolar enfrenta uma série de desafios críticos, como a baixa qualidade do
ensino, a evasão escolar e o desestímulo dos profissionais da educação, entre
outros problemas. A proposta pedagógica da ABP fundamenta-se na interação e
colaboração entre professor e aluno, enfatizando uma aprendizagem que ocorre
por meio da resolução de problemas reais e coloca o aluno como protagonista de
seu próprio processo educativo. Para abordar esse tema, este artigo tem como
objetivo geral analisar o papel da ABP como facilitadora do processo de
ensino-aprendizagem. Especificamente, busca-se explorar o conceito e a evolução
da ABP; avaliar os desafios envolvidos na implementação dessa metodologia na
educação básica; e, finalmente, descrever práticas educacionais baseadas na ABP
que possam ser aplicadas para aprimorar a qualidade do ensino e da
aprendizagem. Metodologicamente, a
pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa e exploratória,
baseando-se na revisão de literatura já publicada, incluindo livros,
publicações científicas, periódicos e dissertações. Os resultados indicam que a
ABP promove condições favoráveis para o desenvolvimento de habilidades
fundamentais, como a autonomia na aprendizagem, o trabalho colaborativo e o
pensamento crítico e criativo, competências indispensáveis para a construção do
conhecimento em uma sociedade altamente informatizada.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problema. Metodologias Ativas. Educação.