DOI: 10.5281/zenodo.14292016

 

Márcio Rubens de Paula Medeiros

Doutorando em Ciências da Educação – FICS

Professor na Secretaria de Educação do Ceará

E-mail: marciorubens1@yahoo.com.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9593550014831780

 

Rosemary Corrêa Pontes

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must

Coordenadora Pedagógica em Sinop/MT

E-mail: nathaliarosemary@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3686249046363747  

 

João Evangelista Oliveira da Silva

Dourando em Ciências da Educação - FICS

Professor na Secretaria Municipal de Educação de Maranguape-CE

E-mail: jeosdasilva@hotmail.com

ORCID : http://orcid.org/0009-0000-3940-0974

 

Luziane de Lucca Garcia Brandao

Mestranda em Ciências da Educação - FICS

Secretaria Municipal de Educação de Marataizes/Espírito Santo

E-mail: luzianegarcia@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-3548-6605

 

Zilda Alves Vieira

Doutoranda em Ciências da Educação – FICS

Professor na Prefeitura de Fortaleza – CE

Professora na Secretaria de Educação do Ceará

Email: zildaalvesvieira@hotmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9170757646431712



RESUMO

Este estudo explora a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma ferramenta pedagógica essencial no contexto das Metodologias Ativas aplicadas ao ensino escolar. A ABP emerge em um cenário em que a instituição escolar enfrenta uma série de desafios críticos, como a baixa qualidade do ensino, a evasão escolar e o desestímulo dos profissionais da educação, entre outros problemas. A proposta pedagógica da ABP fundamenta-se na interação e colaboração entre professor e aluno, enfatizando uma aprendizagem que ocorre por meio da resolução de problemas reais e coloca o aluno como protagonista de seu próprio processo educativo. Para abordar esse tema, este artigo tem como objetivo geral analisar o papel da ABP como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Especificamente, busca-se explorar o conceito e a evolução da ABP; avaliar os desafios envolvidos na implementação dessa metodologia na educação básica; e, finalmente, descrever práticas educacionais baseadas na ABP que possam ser aplicadas para aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.  Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa e exploratória, baseando-se na revisão de literatura já publicada, incluindo livros, publicações científicas, periódicos e dissertações. Os resultados indicam que a ABP promove condições favoráveis para o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como a autonomia na aprendizagem, o trabalho colaborativo e o pensamento crítico e criativo, competências indispensáveis para a construção do conhecimento em uma sociedade altamente informatizada.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problema.  Metodologias Ativas.  Educação.