Márcio
Rubens de Paula Medeiros
Doutorando em Ciências da Educação – FICS
Professor na Secretaria de Educação do Ceará
E-mail: marciorubens1@yahoo.com.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9593550014831780
José Leônidas Alves do Nascimento
Doutorando em Ciências da Educação - FICS
Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal - UniPRF.
E-mail: jose.leonidas33@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-271X
Jesuino Ferreira
Dourado Junior
Mestrando em Ciencias da Educação – FICS
Professor na Secretaria de Educação de Tocantins
E-mail: ferreirasdourado@gmail.com
Lattes: https://lattes.cnpq.br/2410165946727262
Carlos Roberto Santos Pinto
Doutorando em Ciências da Educação – FICS
Professor em São Gonçalo do Amarante - CE
E-mail: carllosrob76@gmail.com
Lattes: https://lattes.cnpq.br/7321256551699180
Ingrid Santa Rita Gomes
Mestranda em Ciências da Educação - FICS
Professora na Secretaria de Educação de Salvador-BA
E-mail: ingridgomes@homail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-3480-4740
RESUMO
O presente trabalho discute um tema de
grande relevância social no contexto da educação contemporânea: o uso de
recursos tecnológicos em sala de aula. Esses recursos desempenham um papel
fundamental na educação do século XXI, beneficiando tanto professores quanto
alunos. Em um mundo globalizado, marcado por constantes inovações, as escolas
se consolidam como espaços essenciais para a introdução dos estudantes ao
universo da informatização e para o desenvolvimento de habilidades relacionadas
a esse contexto. No entanto, é crucial que os alunos utilizem essas ferramentas
de forma a promover uma aprendizagem significativa. Este estudo foi conduzido
por meio de pesquisas bibliográficas, as quais evidenciam a importância do tema
e destacam a necessidade de integrar as tecnologias ao ambiente educacional. Na
educação do século XXI, professores, gestores e alunos são protagonistas do
processo de ensino-aprendizagem e devem usar as tecnologias como aliadas para
aprimorar suas práticas. Para professores e gestores, isso significa qualificar
o ensino; para os alunos, representa novas oportunidades de aprendizado. Dessa
forma, a incorporação de tecnologias educacionais não só transforma a sala de
aula em um ambiente mais dinâmico, mas também prepara os estudantes para os
desafios de uma sociedade em constante evolução.
Palavras-chave: Recursos tecnológicos. Educação. Globalizado. Inovações. Ensino. Aprendizado.