DOI: 10.5281/zenodo.14292014

 

Márcio Rubens de Paula Medeiros

Doutorando em Ciências da Educação – FICS

Professor na Secretaria de Educação do Ceará

E-mail: marciorubens1@yahoo.com.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9593550014831780

 

José Leônidas Alves do Nascimento

Doutorando em Ciências da Educação - FICS

Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal - UniPRF.

E-mail: jose.leonidas33@gmail.com 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-271X

 

Jesuino Ferreira Dourado Junior

Mestrando em Ciencias da Educação – FICS

Professor na Secretaria de Educação de Tocantins

E-mail: ferreirasdourado@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/2410165946727262

 

Carlos Roberto Santos Pinto

Doutorando em Ciências da Educação – FICS

Professor em São Gonçalo do Amarante - CE

E-mail: carllosrob76@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/7321256551699180

 

Ingrid Santa Rita Gomes

Mestranda em Ciências da Educação - FICS

Professora na Secretaria de Educação de Salvador-BA

E-mail: ingridgomes@homail.com

ORCID:  https://orcid.org/0009-0008-3480-4740



RESUMO

O presente trabalho discute um tema de grande relevância social no contexto da educação contemporânea: o uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Esses recursos desempenham um papel fundamental na educação do século XXI, beneficiando tanto professores quanto alunos. Em um mundo globalizado, marcado por constantes inovações, as escolas se consolidam como espaços essenciais para a introdução dos estudantes ao universo da informatização e para o desenvolvimento de habilidades relacionadas a esse contexto. No entanto, é crucial que os alunos utilizem essas ferramentas de forma a promover uma aprendizagem significativa. Este estudo foi conduzido por meio de pesquisas bibliográficas, as quais evidenciam a importância do tema e destacam a necessidade de integrar as tecnologias ao ambiente educacional. Na educação do século XXI, professores, gestores e alunos são protagonistas do processo de ensino-aprendizagem e devem usar as tecnologias como aliadas para aprimorar suas práticas. Para professores e gestores, isso significa qualificar o ensino; para os alunos, representa novas oportunidades de aprendizado. Dessa forma, a incorporação de tecnologias educacionais não só transforma a sala de aula em um ambiente mais dinâmico, mas também prepara os estudantes para os desafios de uma sociedade em constante evolução.

Palavras-chave: Recursos tecnológicos. Educação. Globalizado. Inovações. Ensino. Aprendizado.