DOI: 10.5281/zenodo.14292020

 

Márcio Rubens de Paula Medeiros

Doutorando em Ciências da Educação – FICS

Professor na Secretaria de Educação do Ceará

E-mail: marciorubens1@yahoo.com.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9593550014831780

 

Jesuino Ferreira Dourado Junior

Mestrando em Ciencias da Educação – FICS

Professor na Secretaria de Educação de Tocantins

E-mail: ferreirasdourado@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/2410165946727262

 

Patrícia Aparecida Martins Monteiro

Doutoranda em Ciências da Educação – FICS

PJF - Minas Gerais

E-mail: pat_ammonteiro@yahoo.com.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3372816082279167

 

Maridenes Noronha de Oliveira

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação – Must/Unicid

Professora na Secretaria de Educação do Ceará

E-mail: maridenes.oliveira@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5438296061010452

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-1564-3166

 

Claudenice de Souza Vasconcelos

Mestranda em Ciências da Educação – FICS

Professora em Caapiranga - AM

Email: claudenicesouza1979@gmail.com

ORCID: http://orcid.org/0009-0009-8982-4519



RESUMO

Este artigo discutiu a aprendizagem autogerida e o design instrucional como possibilidades inovadoras na construção do conhecimento, mediadas por ambientes virtuais e suas ferramentas tecnológicas. O objetivo foi identificar o papel do design instrucional e sua relação com a aprendizagem autogerida como potencialidades pedagógicas no processo educativo. O estudo se justifica pelo impacto das novas técnicas educacionais, como o design instrucional, em tornar a aprendizagem mais dinâmica, interativa e significativa, tanto em instituições de ensino presencial quanto a distância. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, permitindo a fundamentação teórica a partir de diferentes fontes. A revisão de literatura demonstrou que as novas tecnologias têm um papel crucial no Ensino a Distância (EaD) e no ensino presencial, especialmente quando mediadas por ferramentas digitais como o design instrucional. Esses recursos não apenas enriquecem as práticas pedagógicas, mas também promovem a autonomia e a interação no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a aprendizagem autogerida e o design instrucional são elementos complementares que potencializam a construção do conhecimento, alinhando-se às demandas de uma educação moderna e tecnológica.

Palavras-chave: Aprendizagem Autogerida. Design Instrucional. Educação a Distância. Tecnologia.