Márcio Rubens de Paula Medeiros
Doutorando em Ciências da Educação – FICS
Professor na Secretaria de Educação do Ceará
E-mail: marciorubens1@yahoo.com.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9593550014831780
Jesuino
Ferreira Dourado Junior
Mestrando em Ciencias da
Educação – FICS
Professor na Secretaria
de Educação de Tocantins
E-mail: ferreirasdourado@gmail.com
Lattes: https://lattes.cnpq.br/2410165946727262
Patrícia Aparecida Martins Monteiro
Doutoranda em Ciências da Educação – FICS
PJF - Minas Gerais
E-mail: pat_ammonteiro@yahoo.com.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/3372816082279167
Maridenes Noronha de Oliveira
Mestra em
Tecnologias Emergentes em Educação – Must/Unicid
Professora na
Secretaria de Educação do Ceará
E-mail: maridenes.oliveira@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5438296061010452
ORCID: https://orcid.org/0009-0006-1564-3166
Claudenice de Souza Vasconcelos
Mestranda em
Ciências da Educação – FICS
Professora em
Caapiranga - AM
Email: claudenicesouza1979@gmail.com
ORCID: http://orcid.org/0009-0009-8982-4519
RESUMO
Este artigo discutiu a aprendizagem
autogerida e o design instrucional como possibilidades inovadoras na construção
do conhecimento, mediadas por ambientes virtuais e suas ferramentas
tecnológicas. O objetivo foi identificar o papel do design instrucional e sua
relação com a aprendizagem autogerida como potencialidades pedagógicas no
processo educativo. O estudo se justifica pelo impacto das novas técnicas
educacionais, como o design instrucional, em tornar a aprendizagem mais
dinâmica, interativa e significativa, tanto em instituições de ensino
presencial quanto a distância. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa
bibliográfica, permitindo a fundamentação teórica a partir de diferentes
fontes. A revisão de literatura demonstrou que as novas tecnologias têm um
papel crucial no Ensino a Distância (EaD) e no ensino presencial, especialmente
quando mediadas por ferramentas digitais como o design instrucional. Esses
recursos não apenas enriquecem as práticas pedagógicas, mas também promovem a
autonomia e a interação no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a
aprendizagem autogerida e o design instrucional são elementos complementares
que potencializam a construção do conhecimento, alinhando-se às demandas de uma
educação moderna e tecnológica.
Palavras-chave: Aprendizagem Autogerida. Design Instrucional. Educação a Distância. Tecnologia.