Márcio Rubens de Paula Medeiros
Doutorando em Ciências da Educação – FICS
Professor na Secretaria de Educação do Ceará
E-mail: marciorubens1@yahoo.com.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9593550014831780
Larissa Oliveira de Sousa
Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, Educação
Especial e Inclusiva-Faveni
Professora na Secretaria Municipal de Educação de
Manaus - AM
E-mail: laraosousa@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2272636770335326
Daniel do Nascimento Silva
Especialista
em Atividades Aquáticas – Unyleya
Militar do
Corpo do Bombeiros do Rio de Janeiro
E-mail: danielsalvamar1984@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0262019622407737
Marília Cordeiro Aragão
Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação - Must
Professora na
Prefeitura de Fortaleza - CE
Email: mari_c_aragao@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3475715906400618
Evelyn Noelia Seixas Solorzano
Especialista
em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual – Faculdade Iguaçu
Professora na
Secretaria de Educação de Manaus-AM
E-mail: evynose@gmail.com
Lattes: https://lattes.cnpq.br/1283149601923801
RESUMO
Este estudo reúne interpretações e
reflexões, a partir de leituras bibliográficas, sobre a inserção das mídias
digitais na educação. Inicialmente, discute-se a importância fundamental do uso
dessas tecnologias no ambiente escolar. Em seguida, aborda-se a existência de
desafios consideráveis nesse processo de inclusão, reconhecendo a relevância de
identificar e superar essas dificuldades. O estudo explora, então, os
conhecimentos e habilidades que podem contribuir para o ensino-aprendizagem dos
estudantes. A partir da perspectiva de que as mídias digitais têm um impacto
positivo na vida escolar, analisam-se questões como a criação de conteúdos
educacionais, o uso de multimídia e hipermídia alinhadas ao perfil dos
discentes, e os desafios associados ao desenvolvimento e implementação dessas
práticas no contexto atual. Por fim, propõe-se que a teoria apresentada seja
complementada com práticas em sala de aula, incentivando educadores a
aprofundarem o conhecimento por meio de novas leituras. Este artigo busca inspirar
uma reflexão contínua e o fortalecimento do ensino por meio das tecnologias
digitais.
Palavras-chave: Tecnologia. Mídias Digitais. Educação. Ensino e Aprendizagem.