DOI: 10.5281/zenodo.14291994

 

Márcio Rubens de Paula Medeiros

Doutorando em Ciências da Educação – FICS

Professor na Secretaria de Educação do Ceará

E-mail: marciorubens1@yahoo.com.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9593550014831780

 

Larissa Oliveira de Sousa

Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva-Faveni

Professora na Secretaria Municipal de Educação de Manaus - AM

E-mail: laraosousa@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2272636770335326

 

Daniel do Nascimento Silva

Especialista em Atividades Aquáticas – Unyleya

Militar do Corpo do Bombeiros do Rio de Janeiro

E-mail: danielsalvamar1984@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0262019622407737

 

Marília Cordeiro Aragão

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must

Professora na Prefeitura de Fortaleza - CE

Email: mari_c_aragao@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3475715906400618

 

Evelyn Noelia Seixas Solorzano

Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual – Faculdade Iguaçu

Professora na Secretaria de Educação de Manaus-AM

E-mail: evynose@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/1283149601923801



RESUMO

Este estudo reúne interpretações e reflexões, a partir de leituras bibliográficas, sobre a inserção das mídias digitais na educação. Inicialmente, discute-se a importância fundamental do uso dessas tecnologias no ambiente escolar. Em seguida, aborda-se a existência de desafios consideráveis nesse processo de inclusão, reconhecendo a relevância de identificar e superar essas dificuldades. O estudo explora, então, os conhecimentos e habilidades que podem contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes. A partir da perspectiva de que as mídias digitais têm um impacto positivo na vida escolar, analisam-se questões como a criação de conteúdos educacionais, o uso de multimídia e hipermídia alinhadas ao perfil dos discentes, e os desafios associados ao desenvolvimento e implementação dessas práticas no contexto atual. Por fim, propõe-se que a teoria apresentada seja complementada com práticas em sala de aula, incentivando educadores a aprofundarem o conhecimento por meio de novas leituras. Este artigo busca inspirar uma reflexão contínua e o fortalecimento do ensino por meio das tecnologias digitais.

Palavras-chave: Tecnologia. Mídias Digitais. Educação. Ensino e Aprendizagem.