DOI: 10.5281/zenodo.14956856

 

Paulo Roberto Brito Pimentel

Professor Seduc-CE

Doutorando em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciências Sociales  (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355 

E-mail: profpaulopimentel@gmail.com

 

José Leônidas Alves do Nascimento

Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal – UniPRF.

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3971359718600843

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-271X

E-mail: jose.leonidas33@gmail.com 

 

Hilnanda Lopes Ferreira

Coordenadora Pedagógica SEMED: Imperatriz/MA

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1848085014073904

E-mail: lfxandi@hotmail.com

 

Luziane de Lucca Garcia Brandao

Mestranda em Ciências da Educação – FICS

Secretaria Municipal de Educação de Marataizes/ES

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-3548-660 

E-mail: luzianegarcia@hotmail.com

 

Jessé Marques Lima Costa

Professor na SEMED Rio Verde/GO

Doutorando em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9511420403603464

E-mail: jessemarques85@gmail.com

 

Regiane Laura Prado de Oliveira

Professor na Seduc/MT; Poconé/MT

Doutoranda em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6201097160134835

E-mail: lauraregiane97@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo aborda as contribuições do Design Instrucional (DI) na efetivação da aprendizagem autogerida para a formação continuada de docentes. Em um contexto globalizado e impulsionado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a Educação a Distância (EaD) possibilita a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento de competências. O objetivo geral é refletir sobre a relevância do DI nesse processo, com foco em: (1) oportunizar aos docentes da EEMTI Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco um estudo sobre a importância da aprendizagem autodirigida; (2) analisar as vantagens e desvantagens dessa abordagem na formação docente e seus reflexos na comunidade escolar; e (3) estudar ações didático-pedagógicas fundamentadas no DI para promover a aprendizagem autogerida. Utilizando uma pesquisa bibliográfica e estratégias metodológicas aplicadas em cursos de formação continuada ofertados pela Secretaria da Educação do Ceará, o estudo evidencia que a integração entre EaD, DI e aprendizagem autogerida fortalece a formação docente, democratiza o acesso ao ensino e promove a cidadania. A temática revela-se essencial para debates e reflexões que ampliem as práticas pedagógicas e potencializem a educação de qualidade.

Palavras-chave: Educação. Aprendizagem autogerida. Design instrucional. Formação. Sociedade.