Paulo Roberto Brito Pimentel
Professor Seduc-CE
Doutorando em Ciências da Educação – Facultad
Interamericana de Ciências Sociales
(FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355
E-mail: profpaulopimentel@gmail.com
José Leônidas Alves do Nascimento
Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal –
UniPRF.
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3971359718600843
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-271X
E-mail: jose.leonidas33@gmail.com
Hilnanda Lopes Ferreira
Coordenadora Pedagógica SEMED: Imperatriz/MA
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1848085014073904
E-mail: lfxandi@hotmail.com
Luziane de Lucca Garcia Brandao
Mestranda em Ciências da Educação – FICS
Secretaria Municipal de Educação de Marataizes/ES
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-3548-660
E-mail: luzianegarcia@hotmail.com
Jessé Marques Lima Costa
Professor na SEMED Rio Verde/GO
Doutorando em Ciências da Educação – Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9511420403603464
E-mail: jessemarques85@gmail.com
Regiane Laura Prado de Oliveira
Professor na Seduc/MT; Poconé/MT
Doutoranda em Ciências da Educação – Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: https://lattes.cnpq.br/6201097160134835
E-mail: lauraregiane97@gmail.com
RESUMO
Este artigo aborda as contribuições do
Design Instrucional (DI) na efetivação da aprendizagem autogerida para a
formação continuada de docentes. Em um contexto globalizado e impulsionado
pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a Educação a
Distância (EaD) possibilita a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento
de competências. O objetivo geral é refletir sobre a relevância do DI nesse
processo, com foco em: (1) oportunizar aos docentes da EEMTI Marechal Humberto
de Alencar Castelo Branco um estudo sobre a importância da aprendizagem
autodirigida; (2) analisar as vantagens e desvantagens dessa abordagem na
formação docente e seus reflexos na comunidade escolar; e (3) estudar ações
didático-pedagógicas fundamentadas no DI para promover a aprendizagem
autogerida. Utilizando uma pesquisa bibliográfica e estratégias metodológicas
aplicadas em cursos de formação continuada ofertados pela Secretaria da
Educação do Ceará, o estudo evidencia que a integração entre EaD, DI e
aprendizagem autogerida fortalece a formação docente, democratiza o acesso ao
ensino e promove a cidadania. A temática revela-se essencial para debates e
reflexões que ampliem as práticas pedagógicas e potencializem a educação de
qualidade.
Palavras-chave: Educação. Aprendizagem autogerida. Design instrucional. Formação. Sociedade.