Juscélia
Aparecida Silveira
Mestranda em
Ciências da Educação pela Universidade Christian ENBER. Graduada em Pedagogia
pela Faculdade Imes, Juiz de Fora – MG. Possui diversas especializações,
incluindo a Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica pelo CENSUPEG, Juiz de
Fora – MG.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo
discutir os desafios e potencialidades do atendimento a alunos com altas
habilidades ou superdotação no contexto escolar, analisando como a escola pode
lidar com essa demanda e promover um ensino adequado a esses estudantes.
Historicamente, esses alunos sempre frequentavam salas de aula regulares e,
muitas vezes, passaram a se desesperar pelo sistema educacional, o que resultou
em um subaproveitamento de seu potencial. O reconhecimento e a identificação precoce
das altas habilidades são essenciais para que esses alunos recebam estímulos
adequados e tenham acesso a um ensino diferenciado, evitando a desmotivação e o
desinteresse escolar. Diante desse cenário, este estudo busca compreender como
o ambiente escolar pode favorecer o desenvolvimento pleno desses alunos,
identificando estratégias pedagógicas eficazes e desafios enfrentados pelos
educadores no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem
bibliográfica, utilizando como descritores os termos “altas habilidades”,
“superdotação” e “educação inclusiva”. Além disso, são comprovadas práticas
educacionais que possibilitam um ensino desafiador e enriquecedor, garantindo
que os estudantes superdotados sejam plenamente incluídos e valorizados no
ambiente escolar.
Palavras-chave: Altas Habilidades, Superdotação, Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas, Desafios Educacionais.