DOI: 10.5281/zenodo.15547130

 

Juscélia Aparecida Silveira

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian ENBER. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Imes, Juiz de Fora – MG. Possui diversas especializações, incluindo a Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica pelo CENSUPEG, Juiz de Fora – MG.

 

RESUMO

Este artigo tem como objetivo discutir os desafios e potencialidades do atendimento a alunos com altas habilidades ou superdotação no contexto escolar, analisando como a escola pode lidar com essa demanda e promover um ensino adequado a esses estudantes. Historicamente, esses alunos sempre frequentavam salas de aula regulares e, muitas vezes, passaram a se desesperar pelo sistema educacional, o que resultou em um subaproveitamento de seu potencial. O reconhecimento e a identificação precoce das altas habilidades são essenciais para que esses alunos recebam estímulos adequados e tenham acesso a um ensino diferenciado, evitando a desmotivação e o desinteresse escolar. Diante desse cenário, este estudo busca compreender como o ambiente escolar pode favorecer o desenvolvimento pleno desses alunos, identificando estratégias pedagógicas eficazes e desafios enfrentados pelos educadores no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, utilizando como descritores os termos “altas habilidades”, “superdotação” e “educação inclusiva”. Além disso, são comprovadas práticas educacionais que possibilitam um ensino desafiador e enriquecedor, garantindo que os estudantes superdotados sejam plenamente incluídos e valorizados no ambiente escolar.

Palavras-chave: Altas Habilidades, Superdotação, Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas, Desafios Educacionais.