DOI: 10.5281/zenodo.15546995

 

Adalberto Vinícius Fernandes

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros, adalbertoviniciusfernandes@gmail.com

 

RESUMO

As geotecnologias destacam-se como ferramentas fundamentais para análises espaço-temporais. Quando associadas às cartografias sociais e mapeamentos participativos, valorizam o saber e a percepção dos grupos sociais, como as populações rurais do Semiárido Mineiro. Somadas à Educação e baseadas na investigação-ação-participativa, essa Metodologia busca fortalecer o pertencimento ao lugar e identidade dos atores sociais por meio do mapeamento territorial, autônomo, afetivo e cultural. No Semiárido Mineiro, na Região Geográfica Imediata de Espinosa, tais metodologias podem ser instrumentos de transformação socioespacial, de apoio às políticas públicas e com grande potencial de utilização na Educação, especialmente no ensino em Geografia. O artigo delimita um “mosaico” envolvendo municípios circunvizinhos do Planalto do Espinhaço Setentrional inseridos na Serra do Espinhaço, na Região Geográfica Imediata de Espinosa, Semiárido Mineiro. Essa área exala dialética entre sociobiodiversidade, geodiversidade e atividades capitalistas minerárias, silviculturais e de especulação energética. O objetivo do artigo é analisar o potencial educacional do uso das geotecnologias e das cartografias contra-hegemônicas como formas de resistência, empoderamento e planejamento do território, valorizando os modos de vida tradicionais e populações do rural do semiárido. A Metodologia consiste em visualização remota da área de estudo via geotecnologias livres, revisão bibliográfica e análise quali-quantitativa de dados populacionais e socioeconômicos obtidos por instituições como IBGE, SIGMINE e Google Maps. Os mapeamentos colaborativos representam estratégias pedagógica e política, principalmente na educação popular regional, fomentando uma ciência que fortaleça as comunidades frente à desinformação e à marginalização histórica.

Palavras-chave: Geotecnologias. Ensino-aprendizagem. Norte de Minas. Região Geográfica Imediata de Espinosa.