Eunice Gomes Valério Amorim
Formação
acadêmica: Licenciatura plena em Letras, Pedagogia e Educação especial. Pós-graduação
lato sensu em Educação em Especial e em língua portuguesa. Mestranda em
Educação. Atualmente professora dos anos iniciais na Rede de Ensino da
Prefeitura Municipal de Juiz de Fora MG e Professora de apoio na Rede Estadual
de Ensino do Estado de Minas gerais.
Email:
neinice@yahoo.com.br
RESUMO
Este relato de experiência descreve a
aplicação do método fônico em uma turma de 21 alunos, incluindo dois estudantes
com deficiência (PCD), durante o ano letivo de 2024. O objetivo foi avaliar a
eficácia do método na alfabetização, utilizando estratégias adaptativas e
lúdicas. A metodologia incluiu atividades de consciência fonêmica, fonológica,
leitura diária e intervenções individualizadas. Dos 21 alunos, 20 alcançaram
autonomia na leitura, e os estudantes com deficiência apresentaram progressos
significativos, como melhora na linguagem e contato visual. Os resultados
reforçam a adaptabilidade e eficácia do método fônico, destacando sua
importância para um ensino inclusivo e de qualidade.
Palavras-chave: Alfabetização, Método Fônico, Inclusão, Consciência Fonológica, Educação.