DOI: 10.5281/zenodo.15750432

 

Eunice Gomes Valério Amorim

Formação acadêmica: Licenciatura plena em Letras, Pedagogia e Educação especial. Pós-graduação lato sensu em Educação em Especial e em língua portuguesa. Mestranda em Educação. Atualmente professora dos anos iniciais na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora MG e Professora de apoio na Rede Estadual de Ensino do Estado de Minas gerais.

Email: neinice@yahoo.com.br

 

RESUMO

Este relato de experiência descreve a aplicação do método fônico em uma turma de 21 alunos, incluindo dois estudantes com deficiência (PCD), durante o ano letivo de 2024. O objetivo foi avaliar a eficácia do método na alfabetização, utilizando estratégias adaptativas e lúdicas. A metodologia incluiu atividades de consciência fonêmica, fonológica, leitura diária e intervenções individualizadas. Dos 21 alunos, 20 alcançaram autonomia na leitura, e os estudantes com deficiência apresentaram progressos significativos, como melhora na linguagem e contato visual. Os resultados reforçam a adaptabilidade e eficácia do método fônico, destacando sua importância para um ensino inclusivo e de qualidade.

Palavras-chave: Alfabetização, Método Fônico, Inclusão, Consciência Fonológica, Educação.