DOI: 10.5281/zenodo.15596697

 

Flávia Silva de Souza Batista

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Professora: Paranaguá/PR

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5262950693845620

E-mail: flavia.souza81@icloud.com

 

Mariela Viviana Motecinos Vergara

Mestra em Tecnologias Emergentes – Must University

Professora em Seduc/SP

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1792906890478541

e-mail: mariela23208@gmail.com

 

José Leônidas Alves do Nascimento

Doutorando em Educação - FICS

Professor na UniPRF

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3971359718600843

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-271X

e-mail: jose.leonidas33@gmail.com 

 

Jader da Silva Cordeiro

Mestrando em Administração - MUST University

Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Chefe da Divisão de Ensino da ESPM

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4722379140966211

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2717-718X

e-mail: dr.jader.cordeiro@hotmail.com

 

Ítalo Martins Lôbo

Psicólogo na Clínica Oshiro em Goiás

Doutorando em Psicologia Clínica - CBS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749691611717421

ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6144-2272

e-mail: italolobopsi@gmail.com

 

Maria Analice de Araujo Albuquerque

Gestora em SEDUC/CE

Doutoranda em Ciências da Educação - FICS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9372318885614265 

e-mail: analicealbuquerque@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo teve como foco a análise dos ambientes e-learning  e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem em contextos digitais. A pesquisa foi orientada por uma abordagem qualitativa e utilizou como método a pesquisa bibliográfica, com base em publicações disponíveis na base de dados SciELO Brasil. O objetivo geral foi compreender como esses ambientes foram estruturados e utilizados pedagogicamente, bem como identificar os desafios e as possibilidades no seu uso educacional. Foram analisados aspectos como mediação docente, design instrucional, acessibilidade, interatividade e avaliação. Os resultados indicaram que os ambientes e-learning  apresentaram grande potencial para promover aprendizagens significativas, desde que fossem bem planejados e pedagogicamente fundamentados. Verificou-se que a formação continuada dos professores, aliada ao suporte institucional e ao uso intencional das tecnologias, foi essencial para o sucesso desses espaços virtuais. Concluiu-se que os ambientes representaram uma alternativa inovadora e promissora para a educação contemporânea, exigindo planejamento, qualificação docente e compromisso com a inclusão e a qualidade da aprendizagem.

Palavras-chave: Ambientes E-learning . Educação a Distância. Tecnologias Digitais. Design Instrucional. Formação Docente.