Flávia
Silva de Souza Batista
Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação – Must University
Professora: Paranaguá/PR
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5262950693845620
E-mail: flavia.souza81@icloud.com
Mariela Viviana Motecinos Vergara
Mestra em Tecnologias Emergentes – Must University
Professora em Seduc/SP
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1792906890478541
e-mail: mariela23208@gmail.com
José Leônidas Alves do Nascimento
Doutorando em Educação - FICS
Professor na UniPRF
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3971359718600843
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-271X
e-mail: jose.leonidas33@gmail.com
Jader da Silva Cordeiro
Mestrando em Administração - MUST University
Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Chefe da Divisão de Ensino da ESPM
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4722379140966211
ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2717-718X
e-mail: dr.jader.cordeiro@hotmail.com
Ítalo Martins Lôbo
Psicólogo na Clínica Oshiro em Goiás
Doutorando em Psicologia Clínica - CBS
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749691611717421
ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6144-2272
e-mail: italolobopsi@gmail.com
Maria Analice de Araujo Albuquerque
Gestora em SEDUC/CE
Doutoranda em Ciências da Educação - FICS
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9372318885614265
e-mail: analicealbuquerque@gmail.com
RESUMO
Este
artigo teve como foco a análise dos ambientes e-learning e suas contribuições para o processo de
ensino-aprendizagem em contextos digitais. A pesquisa foi orientada por uma
abordagem qualitativa e utilizou como método a pesquisa bibliográfica, com base
em publicações disponíveis na base de dados SciELO Brasil. O objetivo geral foi
compreender como esses ambientes foram estruturados e utilizados
pedagogicamente, bem como identificar os desafios e as possibilidades no seu
uso educacional. Foram analisados aspectos como mediação docente, design
instrucional, acessibilidade, interatividade e avaliação. Os resultados
indicaram que os ambientes e-learning apresentaram grande potencial para promover
aprendizagens significativas, desde que fossem bem planejados e pedagogicamente
fundamentados. Verificou-se que a formação continuada dos professores, aliada
ao suporte institucional e ao uso intencional das tecnologias, foi essencial
para o sucesso desses espaços virtuais. Concluiu-se que os ambientes representaram
uma alternativa inovadora e promissora para a educação contemporânea, exigindo
planejamento, qualificação docente e compromisso com a inclusão e a qualidade
da aprendizagem.
Palavras-chave: Ambientes E-learning . Educação a Distância. Tecnologias Digitais. Design Instrucional. Formação Docente.