DOI: 10.5281/zenodo.15596642

 

Flávia Silva de Souza Batista

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Professora: Paranaguá/PR

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5262950693845620

E-mail: flavia.souza81@icloud.com

 

Elacyneiva Rodrigues Albuquerque da Cruz

Mestranda em Tecnologia Emergentes em Educação – Must University

Professora em Palmas-TO

e-mail: neivalbuquerque@gmail.com

 

Daniel do Nascimento Silva

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University

Militar Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0262019622407737

e-mail: danielsalvamar1984@gmail.com

 

Dirceneide Pereira Gelinski

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University

 Professora em Sinop/MT

e-mail: dirceneide@hotmail.com

 

Ildeni do Nascimento

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University

Professora em Sinop/MT

e-mail: deniibaixinha@gmail.com

 

Iraci Pereira da Costa Santos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University

Professora em Palmas/TO

e-mail: iracisantos21@hotmail.com

 

RESUMO

Este estudo abordou a inclusão digital como elemento essencial para a promoção da equidade social no contexto educacional, com foco na Educação a Distância (EaD). A pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância da inclusão digital e suas implicações para o ensino a distância, considerando seus benefícios e desafios. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, por meio de revisão bibliográfica. A análise evidenciou que a inclusão digital foi compreendida para além do simples acesso às tecnologias, envolvendo também o letramento digital, a capacidade de produção de conteúdos e a participação ativa na sociedade digital. Verificou-se que a EaD representou uma importante ferramenta de democratização do conhecimento, especialmente em contextos de desigualdade. No entanto, desafios como a capacitação docente, o acesso a recursos tecnológicos e a resistência institucional exigiram atenção. Concluiu-se que a inclusão digital, quando integrada a práticas pedagógicas eficazes, potencializou os efeitos positivos da EaD e contribuiu para uma educação mais acessível, participativa e justa.

Palavras-chave: Inclusão digital. Educação a Distância. Letramento Digital. Equidade Educacional. Tecnologias Educacionais.