Flávia
Silva de Souza Batista
Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação – Must University
Professora: Paranaguá/PR
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5262950693845620
E-mail: flavia.souza81@icloud.com
Elacyneiva Rodrigues Albuquerque da Cruz
Mestranda em Tecnologia Emergentes em Educação – Must
University
Professora em Palmas-TO
e-mail: neivalbuquerque@gmail.com
Daniel do Nascimento Silva
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University
Militar Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0262019622407737
e-mail: danielsalvamar1984@gmail.com
Dirceneide Pereira Gelinski
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must
University
Professora em
Sinop/MT
e-mail: dirceneide@hotmail.com
Ildeni do Nascimento
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must
University
Professora em Sinop/MT
e-mail: deniibaixinha@gmail.com
Iraci Pereira da Costa Santos
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must
University
Professora em Palmas/TO
e-mail: iracisantos21@hotmail.com
RESUMO
Este
estudo abordou a inclusão digital como elemento essencial para a promoção da
equidade social no contexto educacional, com foco na Educação a Distância
(EaD). A pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância da inclusão
digital e suas implicações para o ensino a distância, considerando seus
benefícios e desafios. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, por
meio de revisão bibliográfica. A análise evidenciou que a inclusão digital foi
compreendida para além do simples acesso às tecnologias, envolvendo também o
letramento digital, a capacidade de produção de conteúdos e a participação
ativa na sociedade digital. Verificou-se que a EaD representou uma importante
ferramenta de democratização do conhecimento, especialmente em contextos de
desigualdade. No entanto, desafios como a capacitação docente, o acesso a
recursos tecnológicos e a resistência institucional exigiram atenção.
Concluiu-se que a inclusão digital, quando integrada a práticas pedagógicas
eficazes, potencializou os efeitos positivos da EaD e contribuiu para uma
educação mais acessível, participativa e justa.
Palavras-chave: Inclusão digital. Educação a Distância. Letramento Digital. Equidade Educacional. Tecnologias Educacionais.