Francisco Lucas Ferreira Barbosa
Universidade Federal da
Paraíba (UFPB)
ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4140-680
RESUMO
A
tecnologia tem se tornado cada vez mais presente na vida do ser humano,
portanto, é inquestionável o seu entrelaçamento nas relações sociais dos
indivíduos. Partindo dessa observação, destacamos que este artigo tem por
objetivo tecer algumas considerações no que diz respeito à relação existente
entre a sala de aula e o uso irracional do celular observando, assim, os
impactos a partir da Lei Federal nº 15.100 de 13 de janeiro de 2025, que dispõe
sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis
pessoais, inclusive telefones celular, nos estabelecimentos públicos e privados
de ensino da Educação Básica. Ao longo do estudo, teceremos questionamentos
importantes para repensarmos a prática pedagógica e, assim, a sua relação com o
uso da tecnologia no ambiente escolar.
Palavras-chave: Escola. Sala de aula. Celular. Lei nº 15.100/2025.