DOI: 10.5281/zenodo.15750493

 

Francisco Lucas Ferreira Barbosa

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4140-680

 

RESUMO

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente na vida do ser humano, portanto, é inquestionável o seu entrelaçamento nas relações sociais dos indivíduos. Partindo dessa observação, destacamos que este artigo tem por objetivo tecer algumas considerações no que diz respeito à relação existente entre a sala de aula e o uso irracional do celular observando, assim, os impactos a partir da Lei Federal nº 15.100 de 13 de janeiro de 2025, que dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, inclusive telefones celular, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da Educação Básica. Ao longo do estudo, teceremos questionamentos importantes para repensarmos a prática pedagógica e, assim, a sua relação com o uso da tecnologia no ambiente escolar.   

Palavras-chave: Escola. Sala de aula. Celular. Lei nº 15.100/2025.