DOI: 10.5281/zenodo.15596630

 

Francisca Martins dos Santos

Professora em SEDUC/AM

Mestra em Ciências da Educação - Universidad de San Lorenzo - Unisal

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6612358724362708

E-mail:martinsfrancisca64@gmail.com

 

Joelma Pereira dos Anjos Chaves

Professora em Domiciano Ribeiro de Ipameri/GO

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8287748513035593

e-mail: joelma-panjos@hotmail.com

 

Patrícia Simão Lima

Mestranda em Tecnologia Emergentes em Educação - Must University

Professora na  SEDUC Praia Grande/SP  e  São  Vicente/SP

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-4062-9582

e-mail patty.s.lima@hotmail.com

 

Luciano da Silva Ciriaco

Professor em SEDUC São Vicente/SP

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Lattes: https://lattes.cnpq.br/052537659345711

ORCID: https://orcid.org/0009-0003-7534-5724

e-mail: silva.ciriaco@hotmail.com

 

Fabiana Oliveira Cabral

Mestranda em Tecnologia Emergentes em Educação – Must University

Professora AEE em SEDUC Guarujá/SP

Professora em Praia Grande/SP

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3844578089515410

ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6300-8751

e-mail: fabianacabral65@gmail.com

 

Aline de Lima Felix

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Professora em Santos/SP e Praia Grande/SP

E-mail: alinelifelix@gmail.com

 

RESUMO

Este estudo teve como objetivo investigar e analisar a relação entre a escola como espaço democrático e o potencial emancipatório da educação, com ênfase na construção de uma sociedade mais igualitária. A educação, quando mediada pela escola e fundamentada em princípios democráticos, pode contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades, o respeito à diversidade e a participação ativa dos cidadãos. O método empregado consistiu em uma revisão de literatura realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando a base de dados do banco de periódicos da Capes, com foco na tríade “educação, sociedade e democracia”. A defesa da escola como um espaço democrático e igualitário é de fundamental importância para a sociedade, pois ela é capaz de promover valores cívicos e culturais sem se submeter inteiramente às pressões do mercado. A interconexão entre educação e democracia destaca a relevância da educação como instrumento de transformação social e de fortalecimento dos valores democráticos.

Palavras-chaves: Escola. Educação. Democracia. Sociedade Igualitária. Estado Democrático de Direito.