Francisca Martins dos Santos
Professora em SEDUC/AM
Mestra em Ciências da Educação - Universidad de San Lorenzo
- Unisal
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6612358724362708
E-mail:martinsfrancisca64@gmail.com
Joelma Pereira dos Anjos Chaves
Professora em Domiciano Ribeiro de Ipameri/GO
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must
University
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8287748513035593
e-mail: joelma-panjos@hotmail.com
Patrícia Simão Lima
Mestranda em Tecnologia Emergentes em Educação - Must University
Professora na SEDUC
Praia Grande/SP e São
Vicente/SP
ORCID: https://orcid.org/0009-0007-4062-9582
e-mail patty.s.lima@hotmail.com
Luciano da Silva Ciriaco
Professor em SEDUC São Vicente/SP
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
Lattes: https://lattes.cnpq.br/052537659345711
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-7534-5724
e-mail: silva.ciriaco@hotmail.com
Fabiana Oliveira Cabral
Mestranda em Tecnologia Emergentes em Educação – Must University
Professora AEE em SEDUC Guarujá/SP
Professora em Praia Grande/SP
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3844578089515410
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6300-8751
e-mail: fabianacabral65@gmail.com
Aline de Lima Felix
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
Professora em Santos/SP e Praia Grande/SP
E-mail: alinelifelix@gmail.com
RESUMO
Este
estudo teve como objetivo investigar e analisar a relação entre a escola como
espaço democrático e o potencial emancipatório da educação, com ênfase na
construção de uma sociedade mais igualitária. A educação, quando mediada pela
escola e fundamentada em princípios democráticos, pode contribuir para a
promoção da igualdade de oportunidades, o respeito à diversidade e a
participação ativa dos cidadãos. O método empregado consistiu em uma revisão de
literatura realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando a base
de dados do banco de periódicos da Capes, com foco na tríade “educação,
sociedade e democracia”. A defesa da escola como um espaço democrático e
igualitário é de fundamental importância para a sociedade, pois ela é capaz de
promover valores cívicos e culturais sem se submeter inteiramente às pressões
do mercado. A interconexão entre educação e democracia destaca a relevância da
educação como instrumento de transformação social e de fortalecimento dos
valores democráticos.
Palavras-chaves: Escola. Educação. Democracia. Sociedade Igualitária. Estado Democrático de Direito.