Simone Rossi da Silva
Professora da Rede
Pública de Macé e de Quissamã.
Mestre pela UERJ/FFP.
sisirossi@yahoo.com
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a
importância em trabalhar metodologias de ensino dinâmicas, que busquem um
desenvolvimento epistemológico através da educação geográfica. A metodologia utilizada
partiu da ideia das metodologias ativas, que “se caracteriza
pela inter-relação entre educação, cultura,
sociedade, política e escola, sendo desenvolvida
por meio de métodos ativos
e criativos, centrados na atividade do aluno com a intenção
de propiciar a aprendizagem” (BACICH & MORAN,
2017, pg. 17). Com o intuito de utilizar
uma prática de ensino dinâmica
que inserisse o aluno no contexto da discussão foi feito um trabalho pautado na leitura,
percepção e diálogo
entre professor e alunos a partir da prática
de ensino Roda de Conversa. O principal motivador para desenvolver essa
atividade está ligado ao fato do processo
de ensino-aprendizagem ter se tornado uma atividade desafiadora. São muitas burocracias, exigências, falta de apoio ao trabalho
docente, que acabam
levando desânimo aos professores. Essas várias
exigências acabam minando
o trabalho do professor, que muitas vezes chega às escolas
desmotivados e com o seu psicológico abalado
e, como consequência, acabam não tendo ânimo
ou tempo para criar práticas
de ensino mais dinâmicas e adequadas, preferindo utilizar práticas
tradicionais. O desafio de inserir o aluno
no processo de aprendizagem e torná-los mais ativos nas aulas proporcionou uma
atividade em que a disciplina de Geografia buscou apoio em poemas escritos por
Carlos Drummond de Andrade, com o intuito de fazê-los compreender Categorias
importantes (Lugar, Paisagem, Espaço) do ensino de Geografia a partir da
elaboração de seus conceituações e
compreensão . É um trabalho pautado na leitura,
percepção e diálogo
entre professor e alunos a partir da prática
de ensino Roda de Conversa.
Palavras-chave: Ensino. Categorias. Poemas. Aprendizagem.