DOI: 10.5281/zenodo.15750491

 

Simone Rossi da Silva

Professora da Rede Pública de Macé e de Quissamã. 

Mestre pela UERJ/FFP.

sisirossi@yahoo.com

 

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a importância em trabalhar metodologias de ensino dinâmicas, que busquem um desenvolvimento epistemológico através da educação geográfica.  A metodologia utilizada partiu da ideia das metodologias ativas, que “se caracteriza pela inter-relação entre educação, cultura, sociedade, política e escola, sendo desenvolvida por meio de métodos ativos e criativos, centrados na atividade do aluno com a intenção de propiciar a aprendizagem” (BACICH & MORAN, 2017, pg. 17). Com o intuito de utilizar uma prática de ensino dinâmica que inserisse o aluno no contexto da discussão foi feito um trabalho pautado na leitura, percepção e diálogo entre professor e alunos a partir da prática de ensino Roda de Conversa. O principal motivador para desenvolver essa atividade está ligado ao fato do processo de ensino-aprendizagem ter se tornado uma atividade desafiadora. São muitas burocracias, exigências, falta de apoio ao trabalho docente, que acabam levando desânimo aos professores. Essas várias exigências acabam minando o trabalho do professor, que muitas vezes chega às escolas desmotivados e com o seu psicológico abalado e, como consequência, acabam não tendo ânimo ou tempo para criar práticas de ensino mais dinâmicas e adequadas, preferindo utilizar práticas tradicionais. O desafio de inserir o aluno no processo de aprendizagem e torná-los mais ativos nas aulas proporcionou uma atividade em que a disciplina de Geografia buscou apoio em poemas escritos por Carlos Drummond de Andrade, com o intuito de fazê-los compreender Categorias importantes (Lugar, Paisagem, Espaço) do ensino de Geografia a partir da elaboração de seus conceituações  e compreensão .    É  um trabalho pautado na leitura, percepção e diálogo entre professor e alunos a partir da prática de ensino Roda de Conversa.

Palavras-chave: Ensino. Categorias. Poemas. Aprendizagem.