DOI: 10.5281/zenodo.15596649

 

Shirlen Mac Lane Rocha Ramos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Professora na Seduc/MT

Professora em Tesouro/MT

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3184265183761502 

e-mail: shirlenmaclane@hotmail.com

 

Jader da Silva Cordeiro

Mestrando em Administração - MUST University

Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Chefe da Divisão de Ensino da ESPM

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4722379140966211

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2717-718X

e-mail: dr.jader.cordeiro@hotmail.com

 

Geysiane Alexandre Araújo da Silva

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must Uviersity

Professora 30h / EMEI Cecília Meireles

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7574256957068856

e-mail: geysi_ale@hotmail.com

 

Joana Batista de Araújo

Professora SEDUC-CE

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação- Must University

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8543257815249216

ORCID: https://orcid.org/0009-0005-0015-9614  

e-mail: joanacras@gmail.com

 

Vângella Ramalho dos Santos Ribeiro

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Professora em Juiz de Fora/MG

e-mail: vangellaribeiro@hotmail.com

 

Elvis da Silva Moura

Professor/Pedagogo em Prefeitura Municipal de Aracruz/ES

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

e-mail: elvisvidal13@hotmail.com

 

RESUMO

Este artigo tratou das perspectivas futuras para a Educação a Distância (EaD) no Brasil, com foco nos desafios e nas oportunidades proporcionadas pelas transformações tecnológicas e pedagógicas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com metodologia bibliográfica. Os dados foram obtidos a partir de fontes acadêmicas acessadas via Google Acadêmico, priorizando produções recentes e relevantes para o tema. O objetivo geral consistiu em analisar os caminhos possíveis para o desenvolvimento da EaD no país. Os objetivos específicos incluíram compreender os desafios estruturais, identificar os recursos tecnológicos emergentes e refletir sobre o papel do design instrucional. A análise demonstrou que, embora ainda enfrente limitações relacionadas à infraestrutura e formação docente, a EaD no Brasil apresentou grande potencial para ampliar o acesso à educação com qualidade. Considerou-se que a integração entre inovação tecnológica, metodologias ativas e políticas públicas eficazes poderá garantir um futuro promissor à modalidade. A expansão da EaD depende, portanto, de ações articuladas entre instituições educacionais, governos e sociedade.

Palavras-chave: Educação a Distância. Inovação Educacional. Design Instrucional. Tecnologia Educacional. Políticas Públicas.