Shirlen
Mac Lane Rocha Ramos
Mestranda
em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University
Professora na Seduc/MT
Professora em Tesouro/MT
Lattes: https://lattes.cnpq.br/3184265183761502
e-mail: shirlenmaclane@hotmail.com
Jader da Silva Cordeiro
Mestrando em Administração - MUST University
Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Chefe da Divisão de Ensino da ESPM
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4722379140966211
ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2717-718X
e-mail: dr.jader.cordeiro@hotmail.com
Geysiane Alexandre Araújo da Silva
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
Uviersity
Professora 30h / EMEI Cecília Meireles
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7574256957068856
e-mail: geysi_ale@hotmail.com
Joana Batista de Araújo
Professora SEDUC-CE
Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação- Must
University
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8543257815249216
ORCID: https://orcid.org/0009-0005-0015-9614
e-mail: joanacras@gmail.com
Vângella Ramalho dos Santos Ribeiro
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
Professora em Juiz de Fora/MG
e-mail: vangellaribeiro@hotmail.com
Elvis da Silva Moura
Professor/Pedagogo em Prefeitura Municipal de Aracruz/ES
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
e-mail: elvisvidal13@hotmail.com
RESUMO
Este artigo tratou das perspectivas
futuras para a Educação a Distância (EaD) no Brasil, com foco nos desafios e
nas oportunidades proporcionadas pelas transformações tecnológicas e
pedagógicas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com metodologia
bibliográfica. Os dados foram obtidos a partir de fontes acadêmicas acessadas
via Google Acadêmico, priorizando produções recentes e relevantes para o tema.
O objetivo geral consistiu em analisar os caminhos possíveis para o
desenvolvimento da EaD no país. Os objetivos específicos incluíram compreender
os desafios estruturais, identificar os recursos tecnológicos emergentes e
refletir sobre o papel do design instrucional. A análise demonstrou que, embora
ainda enfrente limitações relacionadas à infraestrutura e formação docente, a
EaD no Brasil apresentou grande potencial para ampliar o acesso à educação com
qualidade. Considerou-se que a integração entre inovação tecnológica, metodologias
ativas e políticas públicas eficazes poderá garantir um futuro promissor à
modalidade. A expansão da EaD depende, portanto, de ações articuladas entre
instituições educacionais, governos e sociedade.
Palavras-chave: Educação a Distância. Inovação Educacional. Design Instrucional. Tecnologia Educacional. Políticas Públicas.