DOI: 10.5281/zenodo.15596687

 

Marcia Crispim Araújo de Moraes

Mestranda em Educação - FICS

Gestora Escolar em Santo André/SP; Professora em SEDUC/SP

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2043970562183352

ORCID: orcid.org/0009-0005-4307-6915

e-mail: mcrispimdearaujo@yahoo.com.br

 

Valdice Crispim Araújo de Moraes

Mestranda em Educação - FICS

Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Brasília/DF

ORCID: orcid.org/0009-0004-8047-9775  

e-mail: valdiceso@gmail.com    

 

Francilene Rodrigues Mendes

Professora SME Tianguá/CE

Mestranda em educação - Universidade Del Sol

e-mail: rodriguesfrancilene148@gmail.com

 

Rosana Corrêa Paim

Professora em SEC/BA

Mestre em Educação pela Universidade Santiago do Chile

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5240531643905113

e-mail: rosana.paim2019@gmail.com  

 

Rejane da Silva Amaral

Mestranda em Ciências da Educação – FICS

Professora em Dias D’Ávila- BA

Lattes:  https://lattes.cnpq.br/6827404219473685 

ORCID:  https://orcid.org/my-orcid?orcid=0009-0007-3487-643X

e-mail: rejanesilva2507@gmail.com

 

Ivanilda de Argolo Gomes

Professora em Dias Dávila/BA

Mestranda em Ciências da Educação – FICS

e-mail: ivanildaargolo438@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo teve como objetivo analisar e refletir sobre a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como os principais desafios enfrentados pelos gestores escolares no combate aos fatores que contribuem para o abandono e a evasão escolar nessa modalidade de ensino. A educação é um direito fundamental, assegurado legalmente, e a promulgação da Constituição Federal de 1988 garantiu sua universalização, incluindo a EJA. Posteriormente, a Lei nº 9.394/96 consolidou esse direito, reconhecendo a EJA como uma modalidade essencial para a formação dos indivíduos. Destaca-se, nesse contexto, a relevância do papel do gestor escolar, cujas atribuições são fundamentais para a implementação de estratégias eficazes na manutenção dos estudantes. A Educação de Jovens e Adultos, historicamente negligenciada pelas políticas públicas, demanda uma gestão sensível e comprometida com suas especificidades. A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica, fundamentada em fontes oficiais e em obras de autores renomados na área. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos gestores na promoção da EJA e apontam a necessidade de estratégias eficazes para minimizar os índices de evasão e abandono escolar.

Palavras-chave: Abandono escolar. Educação de Jovens e Adultos. Evasão escolar. Gestão escolar.