Marcia
Crispim Araújo de Moraes
Mestranda
em Educação - FICS
Gestora
Escolar em Santo André/SP; Professora em SEDUC/SP
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2043970562183352
ORCID: orcid.org/0009-0005-4307-6915
e-mail: mcrispimdearaujo@yahoo.com.br
Valdice
Crispim Araújo de Moraes
Mestranda
em Educação - FICS
Analista
em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Brasília/DF
ORCID: orcid.org/0009-0004-8047-9775
e-mail: valdiceso@gmail.com
Francilene Rodrigues Mendes
Professora SME Tianguá/CE
Mestranda em educação - Universidade Del Sol
e-mail: rodriguesfrancilene148@gmail.com
Rosana Corrêa Paim
Professora em SEC/BA
Mestre em Educação pela Universidade Santiago do Chile
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5240531643905113
e-mail: rosana.paim2019@gmail.com
Rejane da Silva Amaral
Mestranda em Ciências da Educação – FICS
Professora em Dias D’Ávila- BA
Lattes: https://lattes.cnpq.br/6827404219473685
ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0009-0007-3487-643X
e-mail: rejanesilva2507@gmail.com
Ivanilda de Argolo Gomes
Professora em Dias Dávila/BA
Mestranda em Ciências da Educação – FICS
e-mail: ivanildaargolo438@gmail.com
RESUMO
Este
artigo teve como objetivo analisar e refletir sobre a trajetória histórica da
Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como os principais desafios
enfrentados pelos gestores escolares no combate aos fatores que contribuem para
o abandono e a evasão escolar nessa modalidade de ensino. A educação é um
direito fundamental, assegurado legalmente, e a promulgação da Constituição
Federal de 1988 garantiu sua universalização, incluindo a EJA. Posteriormente,
a Lei nº 9.394/96 consolidou esse direito, reconhecendo a EJA como uma
modalidade essencial para a formação dos indivíduos. Destaca-se, nesse
contexto, a relevância do papel do gestor escolar, cujas atribuições são
fundamentais para a implementação de estratégias eficazes na manutenção dos
estudantes. A Educação de Jovens e Adultos, historicamente negligenciada pelas
políticas públicas, demanda uma gestão sensível e comprometida com suas
especificidades. A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica, fundamentada em
fontes oficiais e em obras de autores renomados na área. Os resultados
evidenciaram os desafios enfrentados pelos gestores na promoção da EJA e
apontam a necessidade de estratégias eficazes para minimizar os índices de
evasão e abandono escolar.
Palavras-chave: Abandono escolar. Educação de Jovens e Adultos. Evasão escolar. Gestão escolar.