DOI: 10.5281/zenodo.15596655

 

Fábio José de Araújo

Professor em SEDUC -CE

Doutor em Educação – FICS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750

e-mail: fabio.araujo9@prof.ce.gov.br

 

RESUMO

A pesquisa aborda o uso da inteligência artificial (IA) na redução das desigualdades no rendimento escolar. O objetivo foi analisar as percepções de professores sobre a aplicação da IA como aliada nesse enfrentamento. A metodologia adotada foi qualiquantitativa, combinando revisão bibliográfica e levantamento empírico com docentes de diferentes instituições. Os resultados mostraram a IA promissora na personalização do ensino, mas apontam a necessidade de formação adequada. Conclui-se que a IA pode promover maior equidade educacional, desde que apoiada por políticas inclusivas e práticas pedagógicas contextualizadas.

Palavras-chave: Inteligência Artificial. Desigualdade Educacional. Prática Docente. Tecnologia na Educação.