Fábio
José de Araújo
Professor em SEDUC -CE
Doutor em Educação – FICS
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750
e-mail: fabio.araujo9@prof.ce.gov.br
RESUMO
A
pesquisa aborda o uso da inteligência artificial (IA) na redução das
desigualdades no rendimento escolar. O objetivo foi analisar as percepções de
professores sobre a aplicação da IA como aliada nesse enfrentamento. A metodologia
adotada foi qualiquantitativa, combinando revisão bibliográfica e levantamento
empírico com docentes de diferentes instituições. Os resultados mostraram a IA
promissora na personalização do ensino, mas apontam a necessidade de formação
adequada. Conclui-se que a IA pode promover maior equidade educacional, desde
que apoiada por políticas inclusivas e práticas pedagógicas contextualizadas.
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Desigualdade Educacional. Prática Docente. Tecnologia na Educação.