Wagner Martins Moreira
Mestre em andamento em Educação pela
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Geografia pela UNESP e
pós-graduado em Geografia da Amazônia pela UFPA. Atua como professor da rede
municipal de Ribeirão Preto-SP. E-mail: wagnermmoreira@gmail.com
RESUMO
O
presente artigo relata a experiência pedagógica com o uso de metodologias
ativas no ensino de Geografia voltadas à educação ambiental com ênfase na
Amazônia. A proposta foi realizada com turmas do 7º ano da EMEF Sebastião de
Aguiar Azevedo – Unidade II, localizada em Ribeirão Preto - SP, utilizando
recursos como vídeos em 3D, óculos de realidade virtual e o jogo educativo
"Floresta Virtual". A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu
oficinas educativas e aplicação de questionários para avaliação dos impactos
pedagógicos. Os resultados demonstraram melhora na compreensão dos temas
ambientais e aumento do engajamento dos estudantes. Defende-se a importância de
uma abordagem crítica das metodologias ativas, que contribua para a formação
cidadã e ambientalmente consciente.
Palavras-chave: Metodologias ativas; Educação ambiental; Realidade virtual; Amazônia; Ensino de Geografia.