DOI: 10.5281/zenodo.15750418

 

Wagner Martins Moreira

Mestre em andamento em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Geografia pela UNESP e pós-graduado em Geografia da Amazônia pela UFPA. Atua como professor da rede municipal de Ribeirão Preto-SP. E-mail: wagnermmoreira@gmail.com

 

RESUMO

O presente artigo relata a experiência pedagógica com o uso de metodologias ativas no ensino de Geografia voltadas à educação ambiental com ênfase na Amazônia. A proposta foi realizada com turmas do 7º ano da EMEF Sebastião de Aguiar Azevedo – Unidade II, localizada em Ribeirão Preto - SP, utilizando recursos como vídeos em 3D, óculos de realidade virtual e o jogo educativo "Floresta Virtual". A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu oficinas educativas e aplicação de questionários para avaliação dos impactos pedagógicos. Os resultados demonstraram melhora na compreensão dos temas ambientais e aumento do engajamento dos estudantes. Defende-se a importância de uma abordagem crítica das metodologias ativas, que contribua para a formação cidadã e ambientalmente consciente.

Palavras-chave: Metodologias ativas; Educação ambiental; Realidade virtual; Amazônia; Ensino de Geografia.