Flávia Silva de Souza Batista
Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação – Must University
Professora: Paranaguá/PR
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5262950693845620
E-mail: flavia.souza81@icloud.com
Francilene Rodrigues Mendes
Professora SME Tianguá/CE
Mestranda em educação - Universidade Del Sol
e-mail: rodriguesfrancilene148@gmail.com
Ítalo Martins Lôbo
Psicólogo na Clínica Oshiro em Goiás
Doutorando em Psicologia Clínica - CBS
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749691611717421
ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6144-2272
e-mail: italolobopsi@gmail.com
Verledi Daiana da Silva Hein
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
Unviersity
Pedagoga em Sinop-MT
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5605811133169519
e-mail:verledidaiana@icloud.com
Zilda Alves Vieira
Doutoranda em Ciências da Educação – FICS
Professora SEDUC/CE
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9170757646431712
e-mail: zildaalvesvieira@hotmail.com
Erinaldo Bezerra da Silva
Professor em Macaíba/RN
Mestre em Ciências da Educação - World University
Ecumenical
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4618447510124986
e-mail: erifdd@hotmail.com
RESUMO
Este
estudo abordou a neurociência educacional como campo interdisciplinar voltado à
melhoria das práticas pedagógicas. A pesquisa, de natureza qualitativa e
bibliográfica, utilizou materiais obtidos na base Google Acadêmico, priorizando
autores consagrados e publicações relevantes. O objetivo geral consistiu em
analisar de que forma os conhecimentos neurocientíficos contribuíram para
aprimorar o ensino e a aprendizagem. Como objetivos específicos, buscou-se
identificar conceitos fundamentais da neurociência aplicados à educação,
compreender a relação entre emoção, atenção e memória, e refletir sobre a
importância da formação docente baseada em evidências científicas. A análise
evidenciou que a integração entre neurociência, emoção e cognição promoveu
práticas pedagógicas mais eficazes e humanas. Constatou-se ainda que o combate
aos neuromitos e o investimento na formação contínua dos educadores foram
essenciais para a correta aplicação dos conhecimentos científicos no ambiente
escolar. Dessa maneira, o trabalho reforçou a necessidade do diálogo permanente
entre ciência e educação para a construção de práticas de ensino inovadoras e
baseadas em evidências.
Palavras-chave: Neurociência Educacional. Aprendizagem. Emoção e Cognição. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.