DOI: 10.5281/zenodo.15750427

 

Ana Beatriz Viana Rodrigues

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Terra Nordeste – FATENE (beatrizviana951505@gmail.com)

 

João Luis Josino Soares

Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente na Faculdade Terra Nordeste – FATENE (joaojosinoadm@gmail.com)

 

Douglas Willyam Rodrigues Gomes

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Docente na Universidade de Fortaleza – UNIFOR 9 Douglas Willyam (douglaswillyam@gmail.com)

 

Andréa Vieira da Silva

Especialista em Docência e Gestão na Educação à Distância pela Universidade Cândido Mendes. Docente na Faculdade Terra Nordeste – FATENE 9 Andrea Vieira (andreav23.vieira@gmail.com)

 

RESUMO

Desde muitos anos, a mulher desempenhou papéis domésticos e de cuidados com a família, onde o homem desempenhava seu papel de provedor e “chefe”. Com o passar dos anos, aconteciam mudanças significativas na história, e assim, a mulher passou a assumir papéis diferentes na família e na sociedade. Tendo como objetivo geral, presente trabalho apresenta o empreendedorismo feminino e seu papel relevante no empoderamento econômico da mulher e como objetivos específicos: a) apresentar maneiras e benefícios para o alcance da igualdade de oportunidades; b) identificar os setores crescentes no meio de empreendedorismo feminino; c) identificar os benefícios promovidos pelas redes de apoio e colaboração entre empreendedoras. O presente trabalho, tem seu embasamento teórico em: Dogen (1989); Dornelas (2001); Robbins (2002); Fonseca (2002); Dolabela (2010). A metodologia utilizada foi a pesquisa aplicada e de campo, com o objetivo de buscar compreensão minuciosa das motivações quanto ao tema proposto e as bases teóricas e conceituais para seu desenvolvimento. O presente estudo, apresenta alguns resultados positivos que o empreendedorismo feminino traz tanto no âmbito financeiro de quem empreende quanto para a sociedade, pois está cada vez mais comum a mulher sendo provedora de sua família, sendo independente financeiramente. Assim, podemos dizer que o empreendedorismo feminino favorece a sociedade, pois o modelo de gestão feminino desenvolve um tratamento onde satisfaçam as necessidades de todos de modo geral.

Palavras-chave: Empreendedorismo feminino. Independência. Sociedade.